Controlar fatores financeiros, como gastos e faturamento, é fundamental para provedores de internet. Isso acontece porque esse tipo de empreendimento pode sofrer impactos negativos rapidamente sem a administração adequada das finanças. Portanto, realizar a projeção financeira do negócio de tempos em tempos é fundamental — e ela deve ser feita corretamente.
Não é incomum encontrar companhias que não organizam custos em planilhas, não definem metas financeiras ou não preveem despesas. Essas atitudes arriscam a saúde do empreendimento, pois impedem a gestão de ter controle dos processos, de direcionar os recursos da melhor forma e de otimizar as operações do provedor.
Quer saber como gerir financeiramente o seu negócio? Continue a leitura!
Como está o mercado de provedores de internet?
Desde o início, o planejamento das finanças é importante para qualquer empresa. Ele permite que o empreendedor conheça o mercado em que está inserido, o público e o valor agregado dos serviços que pretende oferecer. Além disso, traz informações ricas sobre a viabilidade do projeto. Contudo, após delimitar as primeiras estratégias — em especial quando são bem-sucedidas —, alguns gestores deixam esses planos de lado.
O mercado de provedores de internet está em constante crescimento. Sendo assim, ignorar a projeção pode posicionar concorrentes à frente, minimizar ganhos e, até mesmo, ser um erro fatal — levando ao fechamento. Nesse sentido, pensar na concorrência é importante: segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os primeiros meses do ano de 2020 foram marcados pela abertura de 732 mil novos contratos por parte dos pequenos provedores.
Apesar de esse fato representar a construção de um cenário competitivo, ele também clarifica outro ponto importante: é preciso se organizar para se destacar e se manter relevante. Em geral, os provedores de internet são responsáveis por democratizar o acesso à rede, o que leva a uma busca crescente por esse tipo de serviço. Sem o preparo e um gerenciamento adequado, em especial em termos financeiros, não é possível crescer de forma saudável.
Portanto, é necessário capacitar-se e atentar-se a fatores fundamentais de gestão, evitando a inexperiência administrativa das finanças. O empreendedor pode, por exemplo, aproveitar o desenvolvimento exponencial do mercado de provedores. E assim, conseguir utilizar oportunidades a favor do seu negócio para usufruir do amplo crescimento tecnológico, que tende a trazer inovações de ponta a companhias de todos os tamanhos.
O que é a projeção financeira do negócio?
Entender a relevância de manter as finanças em dia para a expansão saudável da empresa é essencial. Nesse momento, é importante saber do que se trata a projeção financeira. Em termos simples, projetar determinados cenários na organização é relevante. Além de fornecer um panorama completo das condições do negócio, essa atitude ainda ampara o planejamento de recursos.
Assim, a projeção financeira é uma prática que garante a saúde das finanças. Ela é definida como um conjunto de atitudes tomadas de modo a estimar lucros e despesas futuras. Ou seja, oferece uma previsão bastante consistente do cenário futuro.
É importante fazê-la por períodos. Isto é, continuamente. Uma boa forma de fazer isso é dividindo a análise em três partes: curto, médio e longo prazo.
O primeiro pode representar uma apuração feita mês a mês. O segundo, de até três anos. Já o último se alinha aos planos de longo prazo do negócio, que podem ir de três a dez anos. Para realizar cada uma dessas observações corretamente é importante avaliar dados internos e históricos, como:
- sazonalidade;
- despesas fixas e variáveis;
- comportamento do mercado de provedores de internet;
- fluxo do caixa;
- vendas;
- relatórios sobre a gestão de leads;
- capacidade de produção.
Por fim, é importante cruzá-los com fatores econômicos externos à empresa, como tributos, taxas, inflação e deflação.
Quais são as vantagens da projeção financeira?
Ainda que seja clara a relevância da projeção para provedores, é interessante contar com alguns estímulos na hora de realizá-la. Por isso, apresentaremos algumas vantagens desse planejamento. Confira a seguir.
Previsibilidade
Entender com antecedência o panorama que aguarda a organização pode fazer a diferença na gestão. Afinal, ajuda a evitar potenciais falhas antes que aconteçam. Consequentemente, o negócio se torna mais produtivo e têm menos chances de ser impactado de forma negativa por erros e imprevistos.
Controle das operações
A eficiência dos processos financeiros de uma companhia depende, entre outros fatores, da eficácia da gestão. Ao ter as informações necessárias projetadas adequadamente, torna-se mais simples controlar as operações.
Por isso, entender qual é a situação financeira esperada — por meio do acompanhamento da projeção de faturamento por período e das contas a pagar e receber — ajuda a organizar os passos a serem dados.
Gestão segura
Além de eficiente, uma gestão segura é essencial. Um gestor não deve resolver problemas apenas quando eles surgem, mas sim com precaução e antecipação. Estar sempre um passo à frente das finanças da empresa provedora não só ajuda a tomar decisões mais acertadas, como também culmina na entrega de serviços de internet de maior qualidade para os consumidores. Assim, garante-se a satisfação do cliente.
Suporte tecnológico
Hoje, já estão disponíveis centenas de ferramentas que tornam a formulação da projeção financeira simplificada. Elas organizam os processos, automatizam atividades que geram lentidão, integram a gestão e fornecem relatórios preciosos para amparar a tomada de decisão. Dessa maneira, toda a operação fica mais ágil, simples e eficiente.
Melhores resultados
Não é difícil imaginar que as vantagens citadas acima culminam em resultados otimizados na empresa, certo? Afinal, com uma boa projeção financeira em mãos, os líderes do negócio podem direcionar o orçamento para o melhor possível. Logo, maximizam a eficiência de áreas que estão com problemas, melhoram o desempenho de diferentes setores da companhia e estimulam o crescimento saudável do negócio.
Como realizar a projeção financeira?
É chegado o momento mais importante: o de entender como fazer a projeção financeira na prática. Para isso, algumas sugestões foram separadas a seguir. Veja só!
Identifique os padrões no ciclo financeiro
O primeiro passo na organização das finanças do provedor de internet é conhecer a realidade da companhia. Ou seja, reunir documentações antigas, como demonstrativos e balanços patrimoniais, e identificar padrões.
Eles serão o ponto de partida na hora de definir os próximos passos. Afinal, ao analisá-los, será possível avaliar perdas e lucros nos últimos tempos, formular hipóteses e usá-las na projeção.
Esteja preparado para qualquer cenário
Projetar o panorama das finanças do negócio tende a ser desafiador. Além de demandar tempo e dedicação, a prática pode apresentar aos líderes uma realidade para a qual não estavam preparados. Então, é recomendado não ser otimista demais nesse momento, encarando a realidade do negócio, preparando-se e revertendo potenciais más notícias.
Tenha em mente que é sempre melhor identificar problemas de forma antecipada, ao invés de descobri-los quando já estão em curso. Isso faz com que toda a equipe possa se unir com calma e dedicação na reversão do cenário — o que muitas vezes pode culminar em soluções preciosas para a saúde do empreendimento.
Tome decisões com base no ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio financeiro do negócio de provedores de internet segue o padrão contábil: ele é resultado da divisão de custos e despesas fixadas pela margem de contribuição. Ao fazer essa conta, você se deparará com o número de quantidades a serem vendidas em um determinado período, mantendo o caixa saudável.
Ao usar esse indicador como uma das bases da projeção financeira, será mais fácil tomar decisões. Afinal, a equipe já estará ciente da meta, sendo necessário apenas usar as estratégias mais inteligentes possíveis para atendê-la.
Mantenha os dados atualizados
Durante uma projeção, é imprescindível usar dados confiáveis e atualizados. Com a transformação digital, muitas organizações passaram a contar com a tecnologia como uma aliada. Nesse sentido, começaram a coletar dados sobre o mercado, o comportamento do consumidor, a produtividade dos processos internos, entre outros.
Como resultado, os gestores da atualidade têm relatórios em mãos sobre cada acontecimento que impacta a empresa — o que permite que realizem uma administração segura e eficaz. Em vista disso, é recomendado que a gestão do provedor baseie as decisões em dados, e não em achismos. Eles devem ser constantemente atualizados, de modo a refletir a realidade do negócio. Nessa hora:
- avalie a média mensal de vendas;
- entenda quais gastos estão inclusos nela;
- faça uma análise do custo do produto;
- registre custos fixos e variáveis, como aluguel, água e energia;
- conheça todas as taxas envolvidas no negócio;
- busque pela redução de impostos etc.
Essas informações ajudarão a projetar um cenário de lucros e proveitos para a empresa provedora de internet.
Conte com a inovação
A realização dos processos citados acima demanda o comprometimento de todos os colaboradores. A boa notícia é que os funcionários podem acessar uma vasta gama de ferramentas que tornam o trabalho mais simples, automatizado e eficaz. Tornando-os capazes de otimizar as finanças em equipe.
Portanto, projetar as finanças de uma organização exige a análise de todas as frentes do negócio. Confira alguns passos que vão ajudar você a manter os dados do seu provedor atualizados:
- analisar o histórico de receitas;
- documentar custos variáveis e fixos;
- acompanhar o fluxo de caixa;
- conhecer o ponto de equilíbrio;
- monitorar.
Como otimizar a saúde financeira?
É essencial que a gestão tenha as experiências e as habilidades necessárias para realizar um planejamento estratégico. Com todas as informações acima em mãos, conhecendo a realidade da empresa e engajando toda a equipe, será mais simples conquistar os melhores resultados possíveis no futuro. Confira dicas que ajudam nesse sentido!
Adote a cultura Data-Driven
Não basear as decisões do negócio em dados é um dos maiores erros que podem ser cometidos. Hoje, os consumidores estão dispostos a oferecer informações preciosas sobre eles que, junto aos dados internos do negócio e a projeção financeira, resultam em lucros maximizados. Aproveite!
Invista no MK CRM
O MK CRM (Customer Relationship Manager) otimiza a saúde financeira do seu provedor da forma mais direta possível: ele melhora o relacionamento com o público. No fim do dia, ainda que seja fundamental conhecer a realidade interna da organização, é o cliente que manterá a empresa ativa ou não. Sem compradores, sem lucro.
Então, investir em um MK CRM para seu provedor ajuda a ofertar a melhor experiência possível para o seu consumidor. Isso implica em automatizar processos, facilitar a chegada do cliente ao negócio e oferecer uma jornada de compra inesquecível — inclusive no pós-venda.
Aplique estratégias de fidelização
Além dos pontos citados, garantir a fidelização daqueles que utilizam os seus serviços é extremamente importante. Essa atitude garante que a empresa tenha uma base de clientes fixa e satisfeita. Com isso, os clientes fidelizados permanecerão dispostos não só a indicar o serviço a terceiros, como a fornecer dados que mantenham a formulação das estratégias sempre relevantes para o bem-estar do negócio.
Tenha uma política de crédito e cobrança
A inadimplência é uma das maiores preocupações dos provedores de internet. A falta de pagamentos pelos assinantes gera déficits que não podem pegar a gestão desprevenida, o que torna ainda mais clara a importância da projeção financeira.
De maneira a se ater ao que foi planejado, é recomendado estabelecer uma boa política de cobrança e de crédito. Ela deve ser objetiva e transparente. Assim, todos os envolvidos saberão como agir no combate à inadimplência.
Faça o controle dos ativos
Os ativos da empresa são os bens e os direitos que ela possui e controla. Administrá-los significa extrair o máximo de valor possível deles. Essa atitude gera retornos otimizados para a companhia e pode ser feita por meio de:
- análise de riscos e oportunidades;
- previsão de performance;
- balanceamento de custos, entre outros fatores.
Como a MK Solutions ajuda o provedor?
A MK Solutions é referência em software para provedores. Por já ter sido um provedor, a liderança do negócio entende as exatas necessidades de quem trabalha com isso, trazendo soluções altamente especializadas, diferenciadas e inovadoras para os profissionais. Além disso, a MK Solutions busca levar sempre o melhor atendimento ao público, atuando 24 horas, 7 dias por semana.
Quem deseja otimizar além da gestão financeira do negócio, também pode contar com produtos diferentes, como: sistemas de gerenciamento exclusivamente voltados aos provedores, assistente BOT, banco de dados espelhado, dentre outros serviços que amparam a segurança e a performance do seu provedor.
Podemos concluir então, que a projeção financeira é fundamental para o bom crescimento de um provedor. Aproveite e utilize as sugestões que trouxemos aqui para maximizar essa área da sua empresa, levando um maior desempenho e motivação a todos os outros setores!
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