Saiba o que fazer para o seu provedor regional crescer

Qualquer empresa saudável deve traçar uma meta de crescimento anual. No caso de um provedor regional, isso significa aumentar sua base de clientes que assinam seus serviços. No entanto, isso deve vir acompanhado de uma rede que seja capaz de suportar o aumento no número de usuários sem que a qualidade do serviço prestado caia em qualquer momento de uso de internet.

Neste texto, abordaremos algumas recomendações para que o processo de expansão de seu provedor possa ocorrer de forma ordenada. Ao implementá-las, as probabilidades de sucesso aumentarão consideravelmente. Você verá que não basta apenas pensar em infraestrutura, mas que também deve contar com o atendimento a outras necessidades de seu usuário.

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Quais são as fases de crescimento de um provedor regional?

Em se tratando de uma operação que começou do zero, um provedor tem diferentes fases a serem superadas. Isso pode ser percebido ao classificar uma empresa de internet em seu estado inicial como um micro provedor. Nesse momento, há poucos assinantes e provavelmente não existe lucro.

Posteriormente, seguem-se as fases de pequeno, médio e grande provedor. Após isso, apenas uma operação regional pode existir. No entanto, quais são as ações necessárias para galgar esse desenvolvimento, além da perseverança típica do empresariado brasileiro? É isso que veremos a seguir.

Quais são as 6 principais dicas para promover o crescimento de um provedor regional?

Confira a seguir as principais recomendações para fazer o seu provedor de internet crescer.

1. Infraestrutura

É praticamente impossível pensar em crescimento sem ter assegurada a capacidade de fornecimento de bons serviços. Para um provedor regional, isso quer dizer que antes de captar vários novos clientes, ele deve atentar para a capacidade que a rede atual tem de fornecer uma conexão à internet de qualidade. De nada adianta ter mais assinantes se o serviço prestado é de má qualidade.

Portanto, antes de investir em marketing e ações para aquisição de clientes, certifique-se que sua infraestrutura suporta a entrada de novos membros. Caso o serviço fornecido seja ruim, o cliente não permanece. Caso seja constatado que melhorias na rede atual são necessárias, é importante que isso seja feito com um cuidadoso estudo acerca da capacidade do caixa do provedor.

2. Gestão financeira

Para que o tópico anterior faça sentido, é essencial cuidar da gestão financeira do provedor. Sem esse planejamento, uma possível expansão ou melhoramento da rede podem se tornar inviáveis. A razão para isso é o custo dos equipamentos. Eles são elevados e requerem um plano para que o recurso seja despendido.

Assim, vale acompanhar sempre todas as informações financeiras do provedor: entradas, saídas e a saúde do fluxo de caixa. Caso você não tenha tanta familiaridade com o assunto, pode contratar pessoas com essa expertise e acompanhá-las de perto. Softwares com módulos financeiros também podem ajudar bastante nesse aspecto do negócio.

3. Carteira de clientes

Agora, chegamos a um ponto que pode ser a alma das dicas apresentadas aqui: a base de clientes. Naturalmente, para um provedor regional considerar que tem crescimento, sua carteira de clientes precisa ter seu número aumentado. Nesse sentido, as ações de marketing são muito bem-vindas e necessárias para que isso aconteça de fato.

Podem ser exploradas as mídias tradicionais, como rádio e outdoors. No entanto, o meio digital é aquele que oferece melhor relação custo-benefício. Investir nessa área com o auxílio de ferramentas tem bastante resultado. Porém, vale observar que o serviço ofertado precisa ser de qualidade, pois somente assim é possível garantir a fidelidade do cliente e que ele permanecerá com o provedor por um longo período.

4. Atendimento e suporte

Esse detalhe é essencial para a expansão de um provedor regional. Em se tratando desse modelo de negócios, a forma com que se lida com os clientes têm especial importância. Costumeiramente não se tem uma boa experiência de atendimento ao cliente em solo brasileiro, mas se seu provedor conseguir atender bem seu usuário, certamente terá um grande diferencial competitivo diante da concorrência.

Nesse aspecto, vale destacar alguns pontos importantes em relação ao suporte e atendimento de um provedor: é preciso ter disponibilidade, que no caso de um provedor, significa estar de prontidão inclusive aos fins de semana. A eficácia conta muito, pois não resolver o problema de um cliente pode levar à sua frustração. Por fim, a agilidade faz total sentido, pois ninguém quer ficar sem o sinal de internet.

5. Custos

Como não poderia deixar de ser, é importante controlar os custos em um processo de expansão. A explicação para isso é fazer com que o capital de investimentos seja mais bem empregado. Assim, é possível crescer mais com menos.

Nesse sentido, vale estudar bem a operação do provedor para entender quais são os gastos que podem ser reduzidos. Otimizar a rota das visitas técnicas ajuda bastante, pois economiza tempo de trabalho e gastos com combustíveis. Despesas administrativas também podem (e devem) ser racionadas, a fim de trazer maior resultado financeiro para o negócio.

6. Softwares de gestão

Por fim, é preciso que o provedor regional disponha de ferramentas que auxiliem o processo de expansão. Muitas áreas da empresa devem ser acompanhadas nessa fase — e considerar que é possível fazer tudo isso apenas armazenando as informações na cabeça é no mínimo inviável. Para essa situação, vale a pena contar com uma solução sistematizada que pode ser capaz de reunir todos os dados em um único local.

As ferramentas mais completas disponíveis hoje oferecem diversos módulos por meio dos quais é possível fazer um acompanhamento do desenvolvimento de cada setor do provedor. Gestão de clientes, controle de estoque, agendamento de instalações e condições de infraestrutura são apenas algumas das funcionalidades disponíveis em softwares que são voltados à gestão de provedores de internet.

Todo provedor regional que tem o objetivo de crescer precisa seguir algumas recomendações básicas. As dicas dadas neste texto ajudam muito nesse processo e, sem dúvida, faz toda a diferença contar com ferramentas tecnológicas para apoiar esse momento. Nesse sentido, a MK Solutions ajuda provedores de todos os portes a crescer há mais de 13 anos. Seu software MK 3.0 tem todos os módulos necessários ao completo controle da operação, proporcionando uma visão ampla de todo o negócio.

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