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Projeção de faturamento: descubra como fazer na prática

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6 minutos para ler

Um provedor de internet que tem uma gestão  saudável deve sempre planejar seu crescimento. A condição mínima de qualquer empresa é, de fato, crescer ao menos 5% a cada ano que se passa. Para ajudar a alcançar esse objetivo, é recomendado fazer uma projeção de faturamento. Ela é capaz de fornecer uma ótima visão acerca dos próximos períodos.

Neste artigo, você encontrará informações suficientes para se orientar quanto a esse importante documento para a expansão de um provedor. Ao lê-lo, você compreenderá as principais dicas para implementar a projeção e segui-la à risca. Ao final do texto, você também receberá uma orientação para aprofundar seu conhecimento. Não perca tempo e confira!

O que é a projeção de faturamento?

Uma projeção de faturamento é o montante total que uma empresa espera arrecadar por meio da venda de todos os produtos ou serviços prestados ao longo de um período previamente determinado. No caso de um provedor de internet, isso significaria fazer uma projeção da receita gerada pelo recebimento dos contratos firmados para fornecimento de acesso à internet.

Não há mágica nesse processo, ou seja, ele não pode ser feito com base em intuição. Uma projeção de faturamento de um provedor feita de modo correto deve considerar:

  • Histórico de recebimentos do ano anterior;
  • Todo o capital de investimento alocado na operação;
  • Fluxo de caixa;
  • E todos os retornos esperados provenientes de aplicações financeiras eventualmente feitas.

Além de tudo isso, uma projeção bem realizada contribui para que o provedor possa fazer um planejamento a respeito de expansões futuras e de formação de capital de giro. Para isso, toda a equipe envolvida na execução desse planejamento deve estar focada em atingir o objetivo proposto, de modo que não existam avaliações infundadas que comprometem o sucesso do plano.

Quais são as principais dicas para implementar uma projeção de faturamento?

Acompanhe as principais orientações para que você seja capaz de elaborar uma boa projeção de faturamento.

Defina o período

No momento de fazer a projeção, é preciso ter em mente qual será o período considerado, se mensal, trimestral, anual etc. Essa primeira definição é necessária para que se busque um comparativo em períodos anteriores semelhantes.

Dessa forma, caso a previsão pretendida seja de um ano, será preciso tomar como base o faturamento de um ou mais anos anteriores. Essa amostragem servirá de base para o início do planejamento, pois uma visão geral do faturamento do provedor será fornecida, englobando também eventuais sazonalidades. Além disso, essa ação é necessária para provisionar um crescimento, pois isso só é possível tendo um ponto de partida como referencial.

Observe a concorrência

É muito importante observar de perto todos os dados econômico-financeiros do provedor. No entanto, estar atento ao mercado em que se atua é igualmente significativo. E não há melhor maneira de fazer isso do que observando o que os concorrentes estão fazendo no momento. Isso favorece um olhar sobre os aspectos políticos e econômicos que afetam seu mercado. Veja quais são as estratégias mais lucrativas  que seus concorrentes exploram.

Assim, suas previsões estarão mais perto da realidade do mercado. Quando esses movimentos são observados, as chances de acertar no planejamento aumentam bastante, pois o risco de se distanciar da realidade de mercado é afastado.

Analise os custos

Essa é uma das partes mais importantes relacionadas à elaboração de uma projeção de faturamento. A razão disso se dá em função da falta de atenção que se tem para alguns gastos, em especial os menores. O fato é que não importa qual o valor a ser discriminado, ele deve ser devidamente escriturado!

Todas as entradas e saídas do caixa do provedor precisam corresponder à realidade. Portanto, mesmo que o gasto se refira a um conector RJ45 que custa apenas alguns centavos, saiba que ele deve constar no campo de saídas. Somente com esse nível de detalhe é possível fazer uma análise criteriosa dos custos envolvidos.

Trabalhe com diferentes cenários

É importante considerar também que o mercado sofre movimentos. Ou seja, a única certeza que se tem é que as coisas mudarão. Portanto, para ter uma projeção que reflita a realidade, você deve considerar mais de um cenário. Pense nas prováveis situações que podem ocorrer e coloque tudo isso no papel.

Lembre-se de desenhar pelo menos três cenários: o neutro, o pessimista e o otimista. Dessa forma, sua projeção terá um amplo espectro de atuação e você saberá como agir em quaisquer condições apresentadas.

Use as ferramentas certas

Não adianta tentar usar em um provedor regional as mesmas ferramentas utilizadas na Coca-Cola, por exemplo. Você precisa estar ciente do tamanho do seu negócio e, a partir daí, buscar as soluções mais adequadas para você. Ao fazer as pesquisas de mercado, dê preferência pelas ferramentas mais intuitivas e completas que encontrar. Afinal, a sua intenção é crescer cada vez mais e a ferramenta deve suprir todas as suas necessidades conforme seu provedor evolui.. 

Quais são os problemas trazidos pela falta de uma projeção de faturamento?

Negligenciar a existência de uma projeção de faturamento pode trazer sérios problemas para um provedor de internet. A depender da bola de neve que esse problema se tornar, é real a possibilidade de encerramento das atividades. Portanto, tenha muita atenção quanto a isso.

Sem uma projeção adequada, o provedor pode entrar em situações de falta de capital. Isso fatalmente o levará a recorrer a empréstimos emergenciais que, a depender da taxa de juros contratada, pode exaurir muitos recursos financeiros. Além disso, a expansão do negócio fica seriamente comprometida e a empresa corre o risco de passar longos períodos trabalhando apenas para quitar dívidas contraídas.

A projeção de faturamento é um plano muito importante para os provedores locais de internet. É por meio dele que expansões futuras tornam-se possíveis. Analisar o período passado e tomá-lo por base para projeções futuras é um excelente método para fazer uma projeção que corresponda à realidade vivida pelo provedor. Assim, problemas como falta de fluxo de caixa podem ser evitados e empréstimos desnecessários que comprometem a saúde financeira do negócio não serão contraídos.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e aprofunde seus conhecimentos lendo o artigo sobre as dicas para aumentar o faturamento e expandir um provedor!

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