Afinal, vale a pena ter um link dedicado no meu provedor?

Em diversas situações, o acesso à internet precisa ser feito de modo a assegurar a velocidade total contratada. Além disso, a disponibilidade do link tem que ser a máxima possível e, em caso de interrupções, o suporte precisa ser extremamente rápido. É nessas situações que o uso de conexões comuns não atende o esperado e é preciso contratar um link dedicado.

Neste artigo, você verá o que é esse tipo de acesso tão superior aos demais que são comumente utilizados. Ao ler o texto, você entenderá como essa tecnologia é utilizada. Além disso, saberá quais são as vantagens e terá informações que embasarão melhor a escolha por um fornecedor desse serviço. Ao final, conhecerá um possível parceiro que pode auxiliar nessa avaliação. Confira!

O que é um link dedicado?

Não costuma ser de conhecimento comum, mas a internet convencional (usada em residências, por exemplo) é um acesso que se dá de forma compartilhada. Isso quer dizer que em uma mesma “via” de conexão, vários usuários concorrem para usar a internet por meio do provedor a qual estão conectadas. Como nem todos os clientes acessam ao mesmo tempo, o sistema de roteamento é capaz de fornecer banda a todos.

No entanto, no meio corporativo isso pode não ser aceitável. Em um ambiente de negócios, é comum que a necessidade de um link de internet seja tal que é preciso ter exclusividade. Não se pode contar com falhas na conexão e é nesses casos que o link dedicado surge como solução efetiva.

Por meio desse tipo de acesso, é possível garantir que a velocidade e estabilidade atinjam a disponibilidade que foi realmente contratada. Como não há outros consumidores usando o mesmo link, a qualidade de entrega aumenta substancialmente, oferecendo uma solução confiável para empresas que não podem ter sua comunicação interrompida.

Quais são os benefícios de contratar um link dedicado?

Confira os principais benefícios de contar com acessos de dedicação exclusivas.

Desempenho

A conexão dedicada é capaz de prover acesso de forma rápida e sem interrupções. Dessa forma, não há lentidões nos acessos e os usuários da rede podem contar com uma navegação sem quaisquer reduções de velocidade. Em um ambiente corporativo, essa característica é capaz de alavancar os resultados produtivos de um negócio.

Estabilidade

Esse é um fator de grande destaque no uso de links dedicados. As variações percebidas em links comuns não fazem parte do dia a dia de quem usa conexões dedicadas. Assim, é possível fazer planejamentos e execuções de ações que dão dinamicidade a uma carga de trabalhos sem se preocupar com instabilidades.

Segurança

O principal vetor de segurança proporcionado por uma conexão dedicada diz respeito ao IP fixo fornecido por esse meio. Assim, mesmo que todo o sistema seja reiniciado, os usuários da rede continuam com a identificação. Já em um acesso normal, um novo endereço é atribuído sempre que a conexão for iniciada.

Monitoramento

Esse é um serviço que vem acompanhado de uma contratação dedicada. O suporte do fornecedor atua de uma forma que a conexão é monitorada em tempo real. Portanto, sempre que surge alguma variação de banda, ela pode ser de imediato corrigida. Isso faz com que o acesso se dê de forma muito mais segura e confiável.

Como escolher um fornecedor de link adequado?

Diversos fatores precisam ser considerados antes de efetivar a contratação de um link dedicado. Acompanhe a seguir os principais.

Velocidade

Como era de se esperar, a velocidade é um dos principais fatores (senão o principal) a observar no momento de fazer a opção pelo fornecedor de um link dedicado. Até mesmo por seu próprio conceito, uma conexão dedicada precisa oferecer uma garantia de banda com 100% de disponibilidade. Ou seja, toda a velocidade contratada precisa ser entregue. Assim, certifique-se de que o prestador de serviços atende a esse requisito.

Eventualmente, pode ser necessário fazer um estudo detalhado a respeito da real velocidade necessária na sua empresa. Isso evita que links maiores do que o necessário sejam adquiridos, assim como faz com que não haja subdimensionamento na contratação (o que pode ser pior ainda). Verifique a quantidade de acessos e a largura de banda exigida para fazer uma contratação acertada.

Infraestrutura

Como uma espécie de extensão do tópico anterior, também faz-se necessária uma verificação acerca da estrutura física do fornecedor do link. Se for possível, visite suas instalações. Caso a empresa esteja localizada a distância, você pode fazer uma pesquisa com o máximo de informações possíveis. Tamanho cuidado se justifica porque sem uma infraestrutura adequada, dificilmente um bom serviço será entregue.

Dessa forma, busque constatar quais são os servidores com os quais esse fornecedor firmou suas operações. Além disso, torres de transmissões e enlaces ópticos também devem ser analisados, para o caso em que seja possível visitar in loco a infraestrutura em questão. Eventuais sistemas de monitoramento dos enlaces e as fontes de alimentação também são importantes tópicos a serem considerados nesse momento da avaliação.

Know-how

Diferentes empresas têm diferentes necessidades. Sendo assim, faz todo sentido que em sua pesquisa conste um item de importante verificação: a tradição do prestador do serviço e o conhecimento apresentado. Isso é necessário porque é preciso desenhar uma solução adequada à empresa solicitante. Se o fornecedor do link já tem experiência nessa área, é muito mais provável que a contratação seja frutífera.

A razão disso se dá até mesmo por diversos casos em que o fornecimento de links desse tipo acabou não tendo o desempenho conforme o esperado. Muitas vezes, o problema não reside na velocidade entregue de fato, mas em erros de projeto e condições de infraestrutura que impossibilitam uma entrega de qualidade. Por isso, vale se certificar se o provedor escolhido tem autoridade no assunto para entregar o serviço que sua empresa necessita.

Contratar um link dedicado em vez de usar links compartilhados pode ser uma exigência de empresas que não podem se dar ao luxo de ficar sem conexão. Nesses casos, pontos como disponibilidade, velocidade e recuperação em caso de quedas precisam ser altamente confiáveis.

Portanto, uma análise mais apurada acerca do fornecedor é necessária e, sendo assim, você pode contar com o auxílio da MK Solutions. Já são mais de 13 anos prestando auxílio ao mercado de telecom com alta especialização técnica.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e entre em contato para saber mais a respeito da ajuda que podemos lhe fornecer!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram