fbpx

Escalabilidade de negócio: como tornar seu negócio escalável?

4 minutos para ler

O faturamento da sua empresa vem acompanhado de gastos e despesas crescentes? Se esse for o caso, é importante entender sobre o conceito de escalabilidade de negócio. Por meio dele, você entenderá melhor essa relação entre as entradas e saídas de recursos, bem como se o uso de uma solução específica ou estratégia está trazendo os resultados esperados.

A tecnologia permite identificar com precisão se um negócio é escalável ou não. O cruzamento e compartilhamento de dados entre os diversos setores faz com que os gestores obtenham informações relevantes e que servem de base para a ação corretiva, que vai desde pequenos ajustes na estratégia até grandes mudanças, principalmente considerando o longo prazo.

Para aumentar os seus conhecimentos sobre o tema, continue a leitura do nosso artigo e saiba como a sua empresa pode se tornar escalável!

O que é escalabilidade de negócio?

Uma empresa é escalável quando a sua receita aumenta sem que gastos e despesas sofram grandes variações ao longo do tempo. Mesmo com um volume crescente de operações, a gestão e o controle de processos é feito com eficiência, de modo a minimizar erros e maximizar os lucros. Além disso, a escalabilidade é um indício de que a  empresa realizou bons investimentos, que podem ser relacionados, por exemplo, a profissionais capacitados e soluções tecnológicas capazes de otimizar processos internos.

Quais os tipos de escalabilidade?

É importante destacar que existem dois tipos de escalabilidade, que são:

1.   Horizontal (out): é quando a empresa deseja se tornar uma grande referência de mercado. Suponha que uma loja virtual venda, inicialmente, uma gama pequena de produtos. A sua escalabilidade se tornará horizontal quando ela expandir a variedade de seus itens, no intuito de atingir novas fatias do público consumidor;

2.   Vertical (up): nesse caso, a empresa busca ser referência em um segmento mais especializado. Um bom exemplo desse tipo de escalabilidade são os clubes de assinatura, que vendem produtos e serviços para públicos específicos.

Quais os principais atributos de uma empresa escalável?

Além de ter um faturamento maior do que os gastos e despesas, é importante que uma empresa invista em escalabilidade horizontal. Complementando o que falamos há pouco, é importante se antecipar às necessidades do consumidor, de modo que novos produtos sejam desenvolvidos e com alto valor agregado. Um fator um pouco mais implícito, mas que faz a diferença, é o atendimento ao cliente, visto que isso é essencial no momento de decisão da compra.

Como se tornar um negócio escalável?

Alguns fatores devem ser considerados na hora de escalar o negócio. Os principais deles são:

  • fazer um planejamento estratégico que tenha objetivos claros e alcançáveis;
  • utilizar soluções em nuvem, que costumam representar menos custos e maior eficiência na hora de processar e armazenar os dados do negócio;
  • implementar o atendimento remoto ou home office, visto que essa é uma tendência que muitas empresas adotaram nesse período de pandemia;
  • terceirizar alguns serviços não relacionados diretamente ao core business do negócio, mas sempre considerando a relação entre  qualidade e custo.

Como foi visto, a escalabilidade de negócio está relacionada com uma boa gestão e controle dos processos da empresa, de modo a obter receitas crescentes sem o aumento de gastos e despesas na mesma proporção. As soluções da nossa empresa, voltadas para BI, CRM, MKNetmaps e MKBot, podem ajudar bastante o seu provedor a alcançar esse objetivo de se tornar escalável!

Para saber mais sobre como as ferramentas da MK Solutions podem ajudar na escalabilidade do seu negócio, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário