fbpx

Como fazer a gestão de inadimplência no meu provedor de internet?

inadimplencias-mk
6 minutos para ler

A inadimplência é um dos maiores desafios que as empresas brasileiras enfrentam, principalmente as de médio e pequeno porte. Por conta disso, saber como diminuir o percentual de usuários inadimplentes é fundamental para manter o crescimento saudável do negócio. 

Existem algumas práticas para gerir esse dado de uma forma favorável para o empreendimento, a fim de evitar que o número de consumidores seja prejudicado. Por isso, preparamos esse post com dicas para reduzir  a taxa de inadimplência no seu provedor. Continue a leitura e saiba mais sobre gestão de inadimplência no provedor de internet

A importância de investir na gestão de inadimplência 

A inadimplência é quando ocorre a falta de pagamento de um serviço ou produto, isto é, quando o cliente, por algum motivo, não efetua o pagamento dentro da data prevista, tornando-o inadimplente. 

Manter a inadimplência baixa é muito importante para o controle do lucro, como também para a relação da empresa com os clientes. 

Além de afetar o fluxo de vendas, uma alta taxa de  inadimplência prejudica toda a organização financeira do seu negócio, já que sem os recursos necessários, a  empresa enfrenta dificuldades de honrar com seus compromissos, como pagamento de fornecedores e servidores internos necessários para o funcionamento de um provedor. 

Um índice elevado de inadimplência diminui seus ganhos e aumenta consideravelmente os seus gastos. Nesse contexto, a empresa pode até mesmo falir. Por isso, fique atento às seguintes dicas de gestão de inadimplência!

Dicas de como reduzir a inadimplência no provedor de internet 

Sabendo da importância de planejar ações para diminuir a inadimplência, separamos algumas práticas que vão auxiliar na diminuição dessa taxa no seu empreendimento. Confira!

Busque entender o inadimplente e oferecer soluções 

Quando se tem um usuário inadimplente, é primordial tratá-lo da mesma forma que um cliente fiel. Não tenha uma postura agressiva, opte pela cordialidade sempre, pois, esse tratamento faz uma grande diferença. 

Obviamente, a empresa tem todo o direito de realizar cobranças aos clientes, mas é preciso fazê-lo de forma educada e respeitável. Podemos concordar que uma postura agressiva  não é uma característica admirável para negócios sérios

A forma como o provedor trata esses consumidores pode determinar se a falta de pagamento vai aumentar ou diminuir.  Por isso, evite julgamentos precipitados e ofereça soluções de regularização fácil para seus clientes.

Se ele sentir que não é tratado da forma que deveria, pode demorar a pagar, parar de fazer negócios com a  empresa e até dar feedbacks negativos para outros clientes. 

Utilize softwares para fácil bloqueio de conexão e redução de velocidade 

Assim como tudo no mundo, não existe uma fórmula pronta para solucionar problemas. Desse modo, cada organização tem que entender seus consumidores e buscar um ponto aceitável entre pagamento e acesso ao produto ou serviço. 

Negócios com muitos usuários, como é o caso do provedor de internet, costumam utilizar programas para suspender ou diminuir o acesso do cliente quando o pagamento não é reconhecido. Se o boleto não é pago, provavelmente em torno de uma semana o cliente tem o acesso suspenso. 

Se ainda não conta com esse método, comece devagar. Diminua a velocidade da internet nos primeiros 15 a 20 dias e vá fazendo ajustes até suspender totalmente. 

E claro, a suspensão precisa ser comunicada de forma prévia. Uma mensagem objetiva e educada é o suficiente. Se possível, envie novamente o boleto e ofereça outras formas de pagamento. 

Use ferramentas de atendimento ao cliente 

Comumente, quando um cliente deseja cancelar algum serviço, ele deixa de pagar dentro do prazo de vencimento. Nesses momentos, ter um relacionamento estável com ele é necessário, a fim de entender os motivos que o levaram a não cumprir com o contrato e possivelmente cancelar a assinatura com seu provedor. 

Em um mundo em que a tecnologia tomou conta dos meios de comunicação, manter processos alinhados às novas ferramentas são importantes para atender as expectativas dos usuários. 

Conte com mecanismos online para atender seus clientes, como bots personalizados e canais de atendimento nas redes sociais. Ter um bom relacionamento ajuda a reduzir a inadimplência.  Além disso, você pode, por exemplo,  fornecer segundas vias automaticamente e trazer mais praticidade na hora do pagamento.

Consumidores contentes costumam recomendar a empresa, além de trazer de volta os clientes inadimplentes ou mesmo novos compradores. 

Realize acordos 

Em diversos casos, não é possível receber todo o valor da cobrança de uma só vez. Nesse caso, é primordial ter uma política de negociação com os clientes. Você poderá não obter todo o valor de uma só vez , mas realizar o acordo é um meio de conseguir o comprometimento de que vai ser pago em algum momento. 

Muitas vezes vai ser preciso fazer concessões na negociação, como retirar os juros ou multas, dar descontos, entre outros. Contudo, deve ter cuidado ao conceder essas aberturas, pois pode ser um incentivo para continuarem na inadimplência. O importante é analisar cada caso individualmente e identificar o padrão de consumo do cliente em específico. Se ele costuma pagar em dia, mas atrasou um pagamento isolado, ele provavelmente teve algum imprevisto. Neste caso, oferecer uma renegociação é o mais recomendável.

Conte com um sistema de gestão voltado para reduzir a inadimplência 

A tecnologia se tornou fundamental para qualquer empreendimento. Nesse sentido, ter um sistema de gestão de qualidade é uma alternativa para controlar os atrasos nos pagamentos. Os softwares de Enterprise Resource Planning (ERP), são muito buscados pelas  empresas. 

O ERP tem a capacidade de organizar diversos departamentos em um único programa, tornando mais fácil gerenciar os elementos que podem afetar a empresa. Por exemplo, ele pode listar as contas não pagas e gerenciar os processos administrativos. 

Outro programa eficaz para gerir a inadimplência é o Customer Relationship Management (CRM). Esse software permite que inclua as informações dos clientes na base de dados. Você pode ainda integrar o ERP com CRM, maximizando as oportunidades da empresa e diminuindo os motivos que aumentam a inadimplência. 

Deixamos como sugestão o MK BOT, uma ferramenta excelente para quem precisa enviar a segunda via dos boletos.

Agora, você entende como realizar a gestão de inadimplência no provedor de internet e a importância de mitigar essa taxa. Gostou das informações que trouxemos? Então, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços! 

Você também pode gostar

Deixe um comentário