Software de gestão para provedor de internet: como escolher a melhor opção?

5 minutos para ler

Já pensou em investir em um sistema de gestão para seu provedor de internet? Administrar um negócio corretamente não é simples. Mas com as tecnologias certas, isso pode ser feito correto com muito mais facilidade.

Para te ajudar a entender como um sistema de gestão pode tornar seu provedor mais competitivo e rentável, preparamos este post.

O que é um software de gestão?

O software de gestão integrada é uma ferramenta que centraliza e monitora dados administrativos de empresas, como informações de vendas, pagamento de tributos, estoque, contas a pagar e contratos.

Quando especializado em atender provedores de internet, um bom sistema ainda é capaz de:

  • monitorar a qualidade da conexão com os clientes;
  • gerenciar planos (inclusive controle de velocidade);
  • gerenciar inadimplência (suspendendo conexão de clientes inadimplentes e reativando logo após pagamento);
  • monitorar a rede de fibra ótica;
  • monitorar as Ordens de Serviço em aberto, em execução e concluídas;
  • emissão recorrente de boletos;
  • autenticar arede;
  • integrar com seus equipamentos de rádio ou fibra ótica;
  • calcular e acompanhar indicadores de performance;
  • organizar e analisar dados financeiros e operacionais;
  • oferecer um cluster de autenticação, mantendo suas conexões no ar caso seu servidor primário tenha problemas;
  • e muitas outras funcionalidades.

Quais os benefícios de se investir em um sistema de gestão?

Utilizando as funcionalidades acima, o provedor de internet pode usar o software de gestão para melhorar significativamente a execução de diversas rotinas operacionais e, com isso:

  • aumentar a produtividade, entregando um serviço e atendimento de maior qualidade ao cliente;
  • planejar e tomar decisões com mais agilidade e fundamentadas em dados precisos e fáceis de compreender;
  • reduzir gastos e erros operacionais, liberando recursos para investir em uma infraestrutura cada vez melhor e aumentando a margem de lucro;

Assim, o provedor de internet se torna mais competitivo frente a seus concorrentes e consegue conquistar e reter mais clientes, acelerando seu crescimento e melhorando a rentabilidade.

Como escolher o melhor software de gestão para provedores de internet?

Escolher um sistema de gestão é algo que deve ser feito com cuidado. Confira a seguir como fazer isso para a sua empresa ser mais eficiente!

Avalie as funcionalidades

As funcionalidades são um dos primeiros fatores a serem avaliados, portanto, certifique-se de que o sistema possui todas as mencionadas neste artigo e consegue integrar com seus equipamentos de fibra ótica ou rádio. Contratar um software completo e desenvolvido por empresas com muitos anos de experiência em melhores práticas de gestão para provedores de internet é essencial para obter o melhor retorno sobre o seu investimento.

Suporte técnico 24 horas e de qualidade

Seus clientes nunca podem ficar sem conexão com a internet. É imprescindível, portanto, que o sistema de gestão tenha um suporte eficiente funcionando a todo o tempo para te atender assim que um problema surgir. Não é recomendável contratar um software de gestão sem suporte 24 horas.

Especialização em provedores de internet

Seu provedor possui muitas demandas específicas do nicho que um software de gestão genérico (usado na gestão de um supermercado, por exemplo) não é capaz de atender, como monitorar a rede de fibra ótica, a conexão e velocidade, gerenciar planos, auto-desbloqueio de internet após pagamento pelo assinante etc.

Por isso, é importante considerar apenas sistemas focados em provedores de internet, que já tenham experiência e boa reputação para oferecer as melhores práticas do mercado, com atualização frequente, já que o setor é muito dinâmico.

Avalie os controles de segurança

Avaliar as funções de segurança é um ponto importante para escolher um sistema confiável. Elas devem proporcionar um gerenciamento completo dos seus dados, garantindo que foram criados e armazenados de forma segura.

Também é importante escolher um software que permita gerenciar as permissões de acesso, para que somente as pessoas corretas consigam visualizar, controlar ou administrar os dados. Assim, você poderá ter a certeza de que todos os registros do seu provedor estarão protegidos.

Como um bom sistema de gestão te ajuda a ter melhores resultados?

O sistema de gestão integrada, portanto, é uma ferramenta essencial para o crescimento dos provedores de internet. A possibilidade de integrar o software com equipamentos da infraestrutura de fibra ótica e rádio, além de outras soluções, aumenta ainda mais a sua usabilidade: mais dados serão compartilhados entre equipes e áreas, reduzindo prazos e aumentando a competitividade.

Powered by Rock Convert

A possibilidade de gerir pontos como as finanças e o estoque com precisão, organização e facilidade, em um único lugar, melhora significativamente a qualidade e agilidade das decisões tomadas. Mais fatores serão levados em conta, evitando que riscos antes não conhecidos afetem os resultados. Junto a isso, os investimentos terão maiores retornos, tendo em vista o ganho de eficiência operacional.

Por isso, todo líder de uma empresa de telecom deve considerar o investimento em um software especializado em gestão para provedor de internet. Com essa solução de TI adaptada às necessidades e o perfil da empresa, se colocar à frente da concorrência sempre com serviços de alta qualidade e performance.

Quer saber mais sobre como um bom ERP pode te ajudar? Então fale com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário