Entenda como aumentar as vendas do seu provedor de internet 

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Estratégia, marketing e visibilidade são os principais pilares para ampliar o destaque do seu provedor de internet, alcançar novos públicos e fidelizar os clientes. Por isso, criamos este post especial sobre o tema, em que falaremos sobre como aumentar as vendas do seu provedor.

O objetivo é oferecer um conteúdo informativo, com as  principais soluções, rotinas e práticas que vão lhe auxiliar a ampliar o faturamento da sua operação, expandir  a sua atuação no mercado e ganhar destaque sobre a concorrência desse setor. Agora, não perca tempo e acompanhe!

Invista em soluções para aumentar as vendas do provedor

Primeiro, é importante destacar que realizar investimentos em tecnologia é um fator necessário para acompanhar a evolução do mercado, pois boas ferramentas te ajudam a melhorar a percepção do consumidor sobre a sua marca, em termos de estabilidade da conexão, qualidade do atendimento, experiência do usuário e por aí adiante.

Sendo assim, para operar um provedor de internet competitivo, você precisa investir em soluções inteligentes e tecnologias modernas para impactar positivamente o seu relacionamento com o consumidor.

Com certeza, esse é um dos maiores diferenciais de um provedor de sucesso em relação às grandes empresas telefônicas. Pela escala das operações, as gigantes do segmento nem sempre conseguem oferecer um serviço de qualidade  à sua base de clientes.

Nesse sentido, você pode usar o tamanho mais enxuto da sua operação a seu favor, investindo em funcionalidades que tornem a experiência com a sua empresa ainda mais agradável , confiável e estável . Assim, você estimula a migração de cadastros para a sua rede e escala sua operação em um ritmo acelerado e sustentável.

Os principais fatores para ganhar mercado e melhorar os resultados

Agora, vamos ao “X” da questão! Como você sabe, o faturamento de um provedor está diretamente ligado ao tamanho da sua base cadastral ativa e adimplente. Por isso, uma das melhores formas de expandir a sua atuação é com a atração estratégica de novos clientes. Veja!

Funil de vendas

Esse é o nome utilizado para um famoso conceito de marketing. Basicamente, a estratégia define a jornada de maturação de um consumidor, que deve atravessar três etapas até a base do funil, quando estará pronto para receber um estímulo final e ser convertido em venda, por meio da assinatura dos serviços.

Tecnicamente, um funil de vendas conta com três etapas. Os provedores devem saber reconhecer e filtrar seus clientes dentro dessas categorias, direcionando estratégias para cada uma delas. Agora, conheça as três etapas:

  • topo — leads no início da jornada, que ainda não conhecem a sua solução;
  • meio — leads que tem um problema, procuram por  um provedor, reconhecem a sua solução, mas ainda não estão seguros de assinar com você ;
  • fundo — lead desenvolvido, que já fez pesquisa de mercado, interagiu com o seu atendimento e está propenso a resolver o problema com a solução do seu provedor, via fechamento da venda.

Gestão de leads

A gestão de leads é a atividade de acompanhar a interação e captação de novos clientes em potencial para a sua marca. Além disso, é objetivo da gestão categorizar os leads de acordo com o seu estágio na jornada do consumidor, definindo as melhores estratégias para acelerar sua maturação e conversão.

A melhor forma de gerenciar seus leads é através de uma ferramenta de CRM focada em atender provedores de internet. Dessa forma, sua equipe de vendas terá acesso a um controle detalhado de quais leads estão em cada fase do funil e poderão adequar a abordagem conforme cada caso.

Ao mesmo tempo, a gestão do provedor consegue visualizar e acompanhar facilmente as metas estipuladas para cada vendedor e os resultados obtidos no período.

Marketing digital

O contato cada vez maior das pessoas com o mundo digital é uma oportunidade incrível para seu provedor se aproximar do consumidor, através das redes sociais, e-mails e blogs.

Produzir conteúdos relevantes para seus clientes com frequência te ajudará a melhorar sua exposição e posicionamento em ferramentas de busca (como o Google) enquanto se aproxima dos clientes e leads, reduzindo os cancelamentos e aumentando as vendas. O objetivo é se tornar um ponto de referência para o consumidor, estimulando assim o seu contato.

Além disso, conhecendo bem o comportamento dos seus clientes na internet, você ainda pode direcionar anúncios no Google, banners de websites e redes sociais para as pessoas com perfil ideal, ou seja, com maior chance de contratar seu provedor.

Aplicativo

Esse é um detalhe diretamente relacionado à experiência do usuário com a sua marca. Hoje em dia, os smartphones são utilizados para facilitar nossa rotina. O mesmo conceito deve ser aplicado na interação do cliente com o seu provedor de internet.

Por isso, destacamos a importância de investir em um Mobile App que carregue a identidade visual da sua marca, reforçando a noção de exclusividade. Além de gerar brand awareness (reconhecimento de marca), os aplicativos reduzem o fluxo de ligações para o seu SAC, e dessa forma, otimizam todas as pontas de atendimento.

Analisar a Concorrência

Como você sabe, operar um provedor de internet é uma tarefa desafiadora, sobretudo se considerarmos o peso da concorrência de grande porte. Por isso, é importante que você estude e conheça os seus concorrentes regionais, assim como os potenciais concorrentes futuros.

Assim, você deve analisar os planos e preços oferecidos por esses provedores, entender como eles empregam sua mão de obra técnica, identificar suas forças e vulnerabilidades para, dessa forma, explorar cada um desses pontos, assegurando a sua dominância de mercado a longo prazo.

Nesse sentido, é importante buscar meios de se diferenciar dos concorrentes. Uma opção é oferecer serviços e produtos que agregam valor ao plano de internet, como televisão, telefonia móvel, antivírus, desconto em plataformas de streaming de vídeo e músicas, etc.

Público-alvo

Além de conhecer o competidor, você deve conhecer aqueles que você atende. Para isso, é importante estudar o seu público-alvo, identificando características que tornem a interação com essa persona uma atividade mais prática e eficiente.

Para isso, é importante coletar e analisar dados sobre seus clientes, como faixa etária, regiões em que moram, páginas que acessam na internet, redes sociais que mais gostam de usar e passatempos (videogames, netflix, youtube, portais de notícias etc.)

Experiência do cliente

O objetivo aqui é oferecer uma experiência agradável. Quanto maior o  número de quedas, instabilidades ou erros de faturamento, maior a frustração do consumidor e, por consequência, maior a probabilidade de um cancelamento. Por isso, é importante evitar essas situações, fidelizando a sua base por meio da excelência dos serviços prestados.

Vale a pena considerar o uso de ferramentas especializadas para te ajudar a garantir esse alto padrão de qualidade, como um software de gestão com cluster de autenticação e mapeamento da rede de fibra ótica.

Automatização do atendimento

Além de ser uma vitrine de empatia e reconhecimento de marca, tanto as redes sociais como o seu portal podem contar com soluções de atendimento automatizado, o que garante a interação rápida e eficiente com o consumidor mesmo fora do horário comercial.

Além de ser uma solução moderna, um bom assistente automatizado deve se integrar com as principais plataformas de comunicação e mídia do mercado, tal como WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger,  e, logicamente, o seu próprio site e aplicativo mobile.

O acompanhamento dos resultados com uma boa ferramenta de CRM

Por fim, é importante destacar que é necessário acompanhar  a evolução das suas estratégias e resultados. Como você perceberá na prática, o marketing é um conjunto tático de muita flexibilidade , o que significa que você deve adaptar seu planejamento em tempo real, adequando-se às tendências de cada momento.

Além de monitorar o desempenho dos seus indicadores, você também deve investir em treinamentos técnicos e motivacionais para os colaboradores, tornando sua equipe ainda mais qualificada em marketing; tanto o departamento que cuida desses deveres, como os colaboradores voltados ao atendimento da base, como telemarketing e afins.

Para facilitar, enfatizamos novamente que é indispensável contratar uma boa ferramenta de CRM, experiente em atender provedores de internet. Desse modo, além de facilitar a organização e eficiência da sua equipe comercial, você consegue centralizar as métricas de desempenho na Gestão do Relacionamento com o Cliente. É com esse painel que você consegue entender o resultado das suas estratégias, e dessa forma, tomar melhores decisões em tempo real.

Você gostou deste post esclarecendo como aumentar as vendas do seu provedor? Lembrou de outra tática importante para se alavancar no mercado? Então, aproveite o momento para enriquecer a discussão, comentando a sua opinião abaixo!

Além disso, se quiser aprender mais sobre como um software de gestão com CRM pode ajudar seu provedor a vender mais, fique à vontade para entrar em contato com os consultores da MK Solutions.

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