Chatbot para atendimento: como os provedores de internet atendem seus clientes com maior agilidade?

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Estar atento às principais tendências do atendimento ao cliente é fundamental ao sucesso de um provedor de internet. Por isso, elaboramos este artigo para falar sobre uma tecnologia cada vez mais importante nesse mercado: o chatbot para atendimento! Para entender um pouco mais sobre esse assunto , contamos com a ajuda de Rafael Oliveira, Analista de Redes na Etecc Fibra Óptica e cliente de uma das nossas principais ferramentas: o MK Bot Assistant.

Com mais de 20 anos de mercado, a Etecc é um dos maiores e melhores provedores de internet de Itanhaém, em São Paulo. Em 2014 eles foram os pioneiros do cabo de fibra óptica na cidade e hoje contam com mais de 700 km de fios instalados.

Como perceberá durante a leitura, essa é uma solução automatizada capaz de trazer eficiência na interação com o cliente, alavancando a satisfação do consumidor. Então, não perca tempo e acompanhe este conteúdo para entender os maiores diferenciais do Chatbot!

O que é e como funciona um chatbot para atendimento?

Como destaca Rafael, o chatbot “é uma ferramenta tecnológica de Inteligência Artificial que realiza atendimentos automatizados 24 horas por dia e 7 dias por semana”.

Isso, por si só, demonstra a relevância da ferramenta para aumentar a eficiência do seu atendimento. Com um chatbot robusto, inteligente e bem programado, você oferece ao consumidor uma forma de atendimento ágil, amenizando a demanda sobre o seu call center e cortando custos. Além disso, Oliveira frisa outro fator importante sobre o chatbot. “Um bom chatbot é capaz de se adequar às necessidades de qualquer provedor com o objetivo de viabilizar uma comunicação automatizada e eficiente, otimizando muito os processos e diminuindo a necessidade de interação humana”. Assim, é possível aumentar a velocidade dos atendimentos, o número de demandas resolvidas e o faturamento final, enquanto o provedor de internet ainda reduz seus gastos com folha de pagamento.

Quais os benefícios de um chatbot na interação com o cliente?

Segundo Rafael, “além da inovação, este tipo de solução traz praticidade, agilidade e melhor experiência com o cliente, devido ao dinamismo na interação”. Assim como todo recurso tecnológico, os chatbots chegam ao mercado para facilitar o atendimento ao consumidor, tornando a relação mais rápida e confiável. Agora, entenda cada um desses benefícios!

Praticidade

Aqui, vamos sempre considerar o ponto de vista do seu cliente. Como todos sabemos, a interação telefônica é sinônimo de filas, tempo de espera, URA e comunicação humana. Com o chatbot, o cliente tem a opção de realizar a solicitação via mensagem de texto e a inteligência artificial responde de imediato.

Atendimento ágil e multicanal 

O seu consumidor lida diretamente com um bot, que pode ser integrado ao seu site ou aos seus principais canais de comunicação, como WhatsApp, Telegram, e Messenger. O atendimento é rápido, as respostas são imediatas, não há filas e nem tempo de espera.

Além disso, nos casos mais complexos, que demandam interação direta com um dos atendentes do provedor de internet, um bom chatbot é capaz de identificar o tipo de problema e encaminhar o cliente ao setor mais adequado para resolver.

Transparência

Muitos consumidores não gostam da experiência do SAC telefônico por diversos motivos, como constrangimento ou desconfiança de passar os dados a um operador humano. Com o chatbot, isso é amenizado. Todos os dados informados servem apenas para alimentar o sistema, que buscará o cadastro do cliente e retornará a solução para sua demanda.

Inovação

Além disso, há o fator inovação e competitividade. Sobretudo no setor de tecnologia, é fundamental que o seu provedor seja sinônimo de desempenho e velocidade. É por isso que os chatbots se demonstram como a ferramenta do momento, sendo inclusive utilizados pelos maiores provedores do mercado nacional.

Performance operacional

Por fim, vale destacar os benefícios de gestão. Aqui, Rafael destacou algumas maneiras como o MK Bot Assistant foi capaz de melhorar a eficiência, performance e qualidade do atendimento da Eteec:

  • aumento na assertividade na resolução de problemas do consumidor;
  • melhora na percepção do consumidor sobre a sua marca;
  • melhora na integração com outros departamentos;
  •   redução de equipe e gastos;
  • aumento na velocidade no atendimento macro;
  • redução na demanda sobre o call center;
  • aumento na qualidade do atendimento;
  • melhor aproveitamento do tempo da equipe.

Como é a implementação dessa tecnologia?

Fácil, rápida e prática. Conforme Luana Gabriela Schulz, coordenadora de implantação da MK Solutions, se o provedor fornecer todas as informações necessárias corretamente, o bot pode ser configurado e estar pronto para funcionamento em menos de 1 semana. “Isso depende do tempo em que o cliente adquire e ativa a API oficial do WhatsApp Business, por exemplo, que é um requisito técnico para o funcionamento da tecnologia”, explicou a especialista.

Mas, muito além do lado técnico, é importante perceber as possibilidades ganhas na implementação de um chatbot para atendimento. Entre as principais funções, Rafael destaca os “serviços como atendimento e suporte, comercial e financeiro, em especial a retirada de 2ª via de boletos” — que são essenciais na operação da Eteec.

Também vale lembrar que um chatbot especialmente desenvolvido para atender provedores de internet é capaz de integrar com o seu software de gestão, trazendo uma nova dimensão estratégica para a sua captação de leads.

Por fim, o chatbot também pode ser integrado ao painel de Business Intelligence. Dessa forma, os principais indicadores operacionais são centralizados em uma única interface, com leitura intuitiva, desenvolvida para melhorar o processo de tomada de decisão da gestão do provedor.

Qual Bot escolher para o meu provedor?

É nesse sentido que cabe apresentar o MK Bot Assistant para a sua empresa. Caso não saiba, o MK Bot é uma solução pioneira criada pela MK Solutions, uma referência na produção de softwares técnicos e administrativos para rentabilizar e otimizar a operação de provedores de internet.

O MK Bot Assistant conta com todas as qualidades descritas neste conteúdo, pois todos os depoimentos do nosso entrevistado fizeram referência à nossa ferramenta, amplamente utilizada pela Etecc na interação com a sua base de clientes. Inclusive, aqui vale mais uma vez dar espaço ao Rafael para dar sua opinião sobre o MK Bot:

“Super indicaria, pois estamos satisfeitos com o sistema e recomendamos a todos os provedores que possuem necessidades especiais no ramo ISP” – elogiou o gestor da Etecc Fibra Óptica.

Além das funcionalidades apresentadas no conteúdo, a nossa ferramenta ainda oferece uma série de diferenciais , que podem ser realizados na simples interação entre o seu cliente e o chatbot, tais como:

  • diagnóstico automático do cadastro e da conexão, garantindo que o bot identifique a existência de pendências financeiras ou complicações técnicas assim que acessa o cadastro do cliente;
  • painel administrativo para a gestão acompanhar todas essas interações, suas métricas, indicadores e dados;
  • emissão de segunda via e nota fiscal por SMS, e-mail, linha digitável ou PDF;
  • upgrade de plano, com o bot listando as ofertas pré-programadas e permitindo que o cliente faça o upgrade no próprio chat;
  • solicitação de desbloqueio temporário da linha, bastando o cliente anexar e enviar um comprovante no chat;
  • solicitação de mudança de endereço, com abertura de ordem de serviço;
  • solicitação de contato telefônico;
  • registro de reclamações e muito mais!

Além dessas funcionalidades, vale destacar outros diferenciais que permitem que o chatbot revolucione o atendimento ao seu consumidor, como a integração com Facebook, WhatsApp, Telegram, e site do seu provedor.

Além disso, o MK Bot Assistant emprega inteligência artificial, sendo capaz de entender e interpretar demandas mesmo na presença de erros linguísticos. Outros diferencial é a integração com o sistema de gestão da MK Solutions, o que facilita o atendimento com um painel centralizado e evita erros comuns que podem acontecer quando não se usa um bot integrado, como por exemplo o atendente enviar informações ao cliente equivocado.

Também não há ausência de limites de atendentes conectados ao chatbot, biblioteca de respostas customizável, reconhecimento de voz e gestão de todos os contatos em tempo real.

É com tudo isso em mente que convidamos você a conhecer o nosso chatbot para atendimento e colocá-lo à prova na sua operação. Para tanto, basta acessar nosso portal e entrar em contato com a nossa equipe!

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