fbpx

3 coisas que você pode fazer no seu provedor para reduzir custos imediatamente

reduzir-custos
5 minutos para ler

Ganhar mais clientes não é a única forma de aumentar a rentabilidade do seu provedor de internet. Gastar tempo pensando em como reduzir custos na sua operação de fornecimento de internet pode valer a pena.

Isso porque, com o apoio de ferramentas automáticas, o desempenho do seu provedor pode aumentar bastante.

Saber exatamente onde há demanda por novos assinantes e aliar isso à disponibilidade da rede pode fazer você economizar muito dinheiro.

Para tornar isso tudo mais claro, nós trouxemos este artigo. Nele, você encontrará informações valiosas sobre pontos de custos estratégicos e conhecerá ferramentas poderosas que, se bem usadas, podem economizar muito dinheiro.

Continue lendo e você se surpreenderá ao final deste texto!

Quais são os principais custos operacionais de um provedor de internet?

Uma empresa que presta o serviço de fornecimento de link de internet precisa, primeiro, adquiri-lo. Isso quer dizer que um dos custos iniciais e essenciais na operação é a aquisição de banda de internet para posterior revenda.

Além disso, existem os custos com infraestrutura, que, assim como você deve saber, são muito consideráveis pelo preço dos equipamentos.

E como toda empresa que presta serviços, existem os gastos corriqueiros, como folha de pagamento, aluguel de sede, energia elétrica, contador etc. Tudo isso também faz parte da saída de caixa e deve ser bem planejado pelo gestor.

Quais são as 3 dicas de como reduzir custos no provedor?

Confira, a seguir, algumas dicas valiosas para reduzir custos em uma empresa que fornece acesso à internet.

1. Abandone as planilhas

Se o seu provedor já tem mil conexões, é aconselhável que você deixe as planilhas de lado e busque um software para organizar o seu negócio. Esse é um item muitas vezes negligenciado por alguns provedores, no entanto, uma gestão bem feita e apoiada em ferramentas inteligentes pode economizar muito dinheiro.

A má (ou falta de) gestão pode custar muito caro para uma empresa. Um software vai tornar a sua gestão de informações muito mais eficiente e rápida, e mostrar indicadores importantes para tomar decisões estratégicas de economia.  

O estoque é um bom exemplo disso. Muitos gestores acabam negligenciando esse aspecto dentro de um provedor e acabam perdendo a oportunidade de economizar muito dinheiro todo mês. Confira o e-book onde ensinamos você a economizar despesas com gestão de estoque.

Procure no mercado as melhores opções e que atendam as principais funcionalidades que você precisa no momento e também quando seu provedor crescer, visto que o trabalho de migração de dados entre softwares pode ser complexo.

2. Documente a sua expansão de rede

Essa dica é específica para quem trabalha com fibra óptica. Muitos provedores não têm suas redes FTTH documentadas. Isso causa subutilização de recursos, pois não é possível mapear as áreas que podem receber um número maior de ativações sem aporte financeiro em expansão física.

Com a utilização em conjunto de duas soluções da MK Solutions, o MK Net Maps e o sistema de CRM, é possível tornar o investimento em rede física o mais otimizado possível. Pode ser feito um casamento entre demanda de interessados e disponibilidades e, assim, aumentar a base de clientes sem despender novos recursos de caixa.

3. Foque na agilidade do atendimento

Uma ótima forma de reduzir despesas é otimizando a força de trabalho contratada. É possível alcançar esse objetivo automatizando grande parte do atendimento ao cliente. Muitas tarefas são padronizadas e não é necessário que uma pessoa precise realizar determinadas atividades várias vezes, como emissão de boletos ou registro de reclamações.

Por isso, grande parte das empresas estão investindo em chatbots de atendimento, pois além de ser mais econômico, é muito mais rápido do que um atendimento tradicional. Dessa forma, os atendentes reais podem focar em solucionar problemas complexos e que exigem mais atenção.

Uma excelente opção nesse quesito é o MK Bot Assistant, da MK Solutions. Trata-se de uma aplicação que usa inteligência artificial, sendo capaz até mesmo de entender eventuais erros ortográficos. Ele faz atendimento em várias plataformas, como WhatsApp, Skype e Telegram, além de também ser capaz de atuar via voz.

E por fim, busque ajuda especializada para reduzir custos!

Quando pensar em como reduzir custos, você deve ter em mente que a organização de processos é fundamental. Ela permitirá uma visão mais ampla de toda a sua operação. Assim, será possível direcionar os esforços para o local onde haverá maior retorno financeiro.

Para melhorar ainda mais essa intenção, procure por apoio especializado. As soluções fornecidas pela MK Solutions são ótimas opções, já que a empresa é especializada em ajudar operações de provedores em seu crescimento.

diagnostico-provedor

Gostou do conteúdo?

Então entre em contato para conhecer melhor os softwares e sistemas que ajudam provedores de internet de todos os tamanhos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário