fbpx

Por que seu ISP precisa de um sistema de gestão?

sistema-de-gestao
7 minutos para ler

Apesar de ser um momento favorável para o segmento, tornar um provedor de internet bem sucedido não é uma tarefa fácil. Nesse sentido, é importante utilizar todos os recursos disponíveis no intuito de fazer valer a pena o capital investido na empresa. E para ajudar a cumprir todas as tarefas, é possível contar com o auxílio de um sistema de gestão.

Para ajudar você e seu provedor na tarefa de identificar o melhor sistema disponível, trouxemos este artigo. Nele, você encontrará não só o conceito que permeia a ferramenta, mas as principais vantagens que um provedor tem ao utilizar uma solução como essa nos processos. Por fim, você verá quais são as especificidades requeridas por um provedor de internet e lhe será apresentada uma ótima solução.

Continue em frente e prossiga na leitura!

O que é um sistema de gestão?

De forma bastante direta, podemos dizer que um sistema de gestão é um programa para computador  capaz de prover auxílio nas tarefas do dia a dia de uma empresa. Sua atuação principal se dá sobre os processos burocráticos e administrativos, automatizando rotinas e promovendo integração entre as diferentes áreas.

No início, a maioria dos provedores utilizam um sistema de gerenciamento mais simples, através de planilhas ou softwares básicos de organização. Entretanto, a partir do momento em que você atinge um certo número de clientes, faz-se necessário realizar um upgrade para organizar a gestão do seu negócio, visto que sem um software qualificado, torna-se praticamente impossível continuar crescendo.

Com isso, diversos benefícios são alcançados. Desde uma economia mensal no estoque, até a gestão de técnicos em campo e o monitoramento da rede. O resultado de tudo isso vem em ganho financeiro, ao passo que as equipes ganham cada vez mais produtividade nos ofícios desempenhados.

Quais são as vantagens em utilizar um sistema de gestão?

Vários ganhos são proporcionados às empresas que utilizam um sistema integrado. A seguir acompanhe as principais vantagens de contar com um sistema de gestão baseado em softwares computacionais.

Integração

Um dos ganhos mais evidentes na implantação de um sistema de gestão certamente é a integração proporcionada a todos os departamentos de uma organização. Com isso, o trabalho ganha uma dinâmica muito maior e a produtividade das áreas é acentuada. O grande catalisador desse processo é a comunicação mais eficiente promovida pelo sistema.

Isso pode ser visto em exemplos como a ativação de novos clientes. Se o provedor usa um sistema desse tipo, a equipe de técnicos em campo pode receber a solicitação no exato momento que ela for registrada por um atendente. Isso é possível quando o sistema permite a interconexão do sistema instalado na empresa com aplicativos constantes nos celulares das equipes externas.

Tomada de decisão

Esse ponto é de extrema relevância para definir os rumos de uma empresa. A explicação é que um bom sistema de gestão é capaz de contar com um robusto banco de dados. Assim, é possível armazenar uma grande quantidade de informações que futuramente darão apoio à tomada de decisões estratégicas da companhia.

É possível perceber isso facilmente quando se tem a noção de que, mês a mês, todas as informações de natureza contábil, financeira, fiscal e estratégica da companhia são paulatinamente armazenadas. Com o tempo (e usando a tecnologia necessária), é possível retirar insights estratégicos para os interesses do provedor. Daria para planejar o mês de maior trabalho dos técnicos pelo histórico de mais atendimentos em uma dada época do ano, por exemplo.

Esse aspecto favorece muito a escalabilidade do seu negócio, e permite que seu provedor cresça de forma sustentável. Também é um fator essencial na decisão de investidores no momento de aquisições ou fusões de provedores de internet.

Segurança da informação

Esse é um fator que pode ser considerado de extrema relevância para o provedor, levando em conta o caráter financeiro do negócio. Com a entrada em vigor da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), todas as informações dos clientes precisam estar totalmente seguras contra vazamentos. E caso esses dados se tornem públicos, pesadas multas podem ser aplicadas ao provedor.

webinar-lgpd

Dessa forma, é essencial contar com um sistema de gestão que preveja a proteção de tais documentos usando a criptografia. Essa é uma tecnologia que pode prever grandes perdas, mesmo se houver alguma invasão. Como os dados estão criptografados, é necessário a decodificação para que se tenha acesso. Assim, o uso de softwares de gestão pode adicionar uma camada extra de proteção ao banco de dados do provedor.

Gestão de pessoas

Um sistema completo também permite fazer um melhor gerenciamento do capital humano presente no provedor. Ou seja, é possível alocar a mão de obra dos colaboradores de modo a ter uma otimização dos esforços empreendidos.

Isso pode ser mais bem constatado quando o olhar se dá sobre a equipe técnica que faz atendimentos externos. As rotas de instalações precisam ser previamente traçadas considerando o melhor desempenho do pessoal de campo. Um bom sistema é capaz de calcular isso de forma rápida e eficaz.

O que pesa na escolha de um sistema de gestão para provedores de internet?

Quando falamos de acesso à internet, muitas especificidades entram em cena. Não é difícil enxergar que um sistema de gestão genérico que atende papelarias ou farmácias não é capaz de satisfazer as necessidades de um provedor. Dessa forma, é necessário considerar um sistema que preveja a execução dos serviços inerentes às empresas desse ramo.

Nesse sentido, para que um sistema atenda de modo eficaz um provedor, é necessário que ele ofereça as funcionalidades básicas necessárias para o seu provedor de internet . Podemos citar o monitoramento de conexão e da rede instalada, autenticação, gerenciamento de planos e sistema de cobrança (com controle de inadimplentes), além de módulos voltados para a administração do negócio.

Outro ponto muito importante na avaliação de um sistema para provedores é conferir se ele oferece suporte técnico durante as 24 horas do dia. Isso é essencial para empresas que precisam fazer atendimentos a qualquer momento. Os controles de segurança também são importantes, pois eles garantem que somente pessoal autorizado tenha acesso aos dados dentro do sistema.

Por essa razão, é recomendado que você conheça o sistema de gestão MK 3.0, da MK Solutions, que já atua no mercado junto aos provedores há 13 anos. O MK 3.0 oferece módulos de CRM para fazer um melhor gerenciamento da carteira de clientes.

Além disso, é possível contar com funcionalidades para controle de estoque, gestão financeira e apontamento de atividades técnicas, como suporte e instalações. Além disso, também é possível integrá-lo ao aplicativo dos funcionários em campo, promovendo uma rota de serviços muito mais assertiva.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e solicite uma apresentação, pois assim você poderá conhecer com maiores detalhes todos os aspectos do sistema de gestão para provedores MK 3.0!

Você também pode gostar

Deixe um comentário