fbpx

Load Balance: como essa tecnologia pode salvar seu provedor

3 minutos para ler

Tornar um negócio escalável no mundo digital não é uma tarefa fácil. Isso porque quando os acessos a uma aplicação se tornam muito grandes, é necessário garantir a disponibilidade. Do contrário, o servidor no qual ela está instalada pode cair, levando a grandes prejuízos. Para evitar que isso ocorra, é necessário recorrer ao load balance.

Neste artigo, vamos explicar qual o conceito por trás dessa técnica de redistribuição de cargas. Você entenderá como ela funciona e verá que seus dois arranjos são capazes de oferecer estabilidade a qualquer aplicação do mundo virtual. Por fim, saberá quando ela deve efetivamente ser usada. Não perca mais tempo e avance na leitura agora mesmo!

Mas o que é a tecnologia de load balance?

O mundo da internet é feito de aplicações que estão disponíveis para o usuário acessar. Essas aplicações podem ser um site, um aplicativo ou um serviço de e-mail. Dependendo do número de acessos simultâneos, pode haver problema para que todos consigam fazer o acesso de forma adequada.

É exatamente para isso que existe o load balance (balanceamento de carga). Por meio de suas duas configurações, a técnica permite uma distribuição ordenada de acessos para tornar o sistema disponível e sem sobrecargas. No modelo round-robin, os servidores ficam acessíveis todos no modo master, processando igualmente as solicitações de acesso.

Já na segunda configuração, a de master/slave, apenas um servidor principal é configurado no modo master, recebendo todas as requisições. O acesso aos outros servidores (que estão em modo slave) se dará apenas se o servidor principal tiver problemas e cair.

Como funciona o load balance?

Seu funcionamento se dá por meio da distribuição de cargas. Claro que o conceito é lógico, e não físico. Isso acontece porque a internet é composta por nós de comunicação. Quando há muitas solicitações de acesso, esses nós podem ficar sobrecarregados e a navegação lenta.

Por meio de seu algoritmo, o load balance faz com que as cargas (acessos) sejam distribuídas de forma otimizada, aliviando o acesso a um determinado nó que esteja sobrecarregado. Isso torna a rede mais fluida, garantindo uma navegabilidade com alta velocidade.

Quando implementar essa tecnologia?

O load balance é indicado para aplicações que tenham grande volume de acessos e precisam estar sempre disponíveis. Um exemplo disso são os e-commerces em épocas de Black Friday ou até mesmo no Natal, quando os acessos são muito grandes.

Para tanto, deve ser avaliado qual é o custo de ter um site fora do ar (perdendo muitas vendas) e o valor de implementar dois servidores operando em load balance. Se a conta demonstrar grande prejuízo, então certamente que a implementação deve ser executada.

O load balance tem a finalidade de tornar um negócio estável em suas aplicações virtuais. Seja um e-commerce em época de muitas compras, seja algum negócio que vise a uma grande escalada de forma que sua aplicação seja acessada milhares de vezes por dia. Conceitos como esse são bem acompanhados quando se tem um parceiro de qualidade, como a MK Solutions. A empresa ajuda provedores de internet a evoluírem suas operações de modo inteligente e sustentável.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato e conheça os produtos que podemos oferecer ao seu provedor de acesso à internet!

Você também pode gostar

Deixe um comentário