fbpx

UPC e APC: entenda suas características e principais diferenças

4 minutos para ler

 No momento de unir diferentes redes ópticas via cabo de fibra, é possível realizar a conexão de dois modos: usando conectores UPC ou APC. A diferença entre eles não está somente na cor, característica pela qual é mais fácil diferenciá-los. O grau de inclinação aferido após o seu polimento é o fator mais significativo, sem dúvida alguma.

Neste artigo, vamos explorar esse tema e deixar claro para você o que são esses tipos de conectores e em quais casos você deve utilizar cada um. Você verá como se dá a junção entre diferentes fibras e como isso impacta a atenuação do sinal de retorno que vai em direção à fonte de luz emissora. Ao final, você saberá quais as diferenças entre cada um dos polimentos. Acompanhe!

O que são conectores de polimento do tipo UPC e APC?

A sigla UPC vem da expressão em inglês “Ultra Physical Contact” e indica a união entre dois conectores de forma que o polimento utilizado resulta em uma extremidade arredondada. Com isso, apenas o centro dos conectores que estão unidos fica na forma plana.

Já quando falamos do polimento do tipo APC — “Angled Physical Contact” —, a referência é a uma união de conectores que não se dá de forma plana em nenhum ponto de conexão. Ela ocorre de forma angulada em oito graus, o que faz com que parte da luz que retorna da conexão seja lançada para fora da fibra óptica.

Quais são as aplicações para cada tipo de polimentos nos conectores?

Normalmente, em equipamentos que trabalham como conversores de mídia, OLT ou até mesmo os módulos SFP, são utilizados os conectores do tipo UPC. Apesar de não ser uma obrigatoriedade, é o que normalmente se pratica. Em caso de dúvidas, é recomendado sempre consultar o fabricante do equipamento.

Já os conectores do tipo APC são normalmente utilizados em redes GPONs, ou seja, todas aquelas de aplicações ópticas do tipo passiva. A razão para isso é que vários desses sistemas usam também sinais de radiofrequência para fazer a transmissão de vídeo. Isso exige uma perda no sinal de retorno que deve ser o mais reduzida possível.

Quais são as diferenças entre os conectores?

Uma diferença básica entre os conectores de diferentes polimentos é a cor. Os conectores UPC são azuis, enquanto os do tipo APC são sempre verdes. Além disso, os percentuais de perdas em relação à luz refletida também são diferentes. Enquanto a perda proporcionada pelo padrão UPC gira em torno de -50 dB, os conectores APC fornecem uma perda na casa de -60 dB.

Dessa forma, o conector APC apresenta um melhor desempenho quando comparado ao tipo UPC. No entanto, isso não significa dizer que ele deverá ser sempre usado, já que possui um custo mais elevado. Para aplicações menos sensíveis, pode-se usar o conector de menor desempenho sem qualquer problema.

Os conectores UPC e APC diferem quanto ao seu tipo de polimento. É nesse momento que a diferenciação se fará para estabelecer qual será a perda por retorno da luz no interior da fibra óptica no sentido da sua fonte. Os do tipo UPC apresentam, sim, um desempenho inferior em relação ao desempenho dos do tipo APC, mas têm um custo menor. A depender da aplicação, podem muito bem ser usados. Para aplicações que exijam mais estabilidade, recomenda-se o conector APC.

Gostou deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e expanda ainda mais o conhecimento sobre redes ópticas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário