fbpx

Cabo Drop: como escolher o ideal?

cabo-drop
3 minutos para ler

A ligação de internet de um provedor até seu cliente final é feita levando em consideração diferentes aspectos técnicos. Um deles diz respeito ao tipo de cabo utilizado em determinado trecho da rede FTTH em questão. Quando a intenção é ligar o usuário final à rede principal, deve ser sempre utilizado o que se denomina cabo drop.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que significa este termo. Ao ler este texto, você tomará conhecimento exatamente do que é um cabo desse tipo. Entenderá também que algumas variáveis devem ser consideradas para fazer um bom trabalho, pois do contrário poderá haver rompimento de fibra a médio prazo. Não perca mais tempo, leia agora mesmo!

O que é um cabo drop?

Uma rede de fibra óptica geralmente possui grande extensão. No final das contas, deve ligar um determinado provedor de internet ao seu cliente, que de fato é o usuário final. A questão central disso tudo é que uma rede de fibra tem diferentes modos de constituição desde o seu ponto original até a chegada ao seu ponto de destino.

No seu percurso em meio à cidade, os cabos utilizados são de um tipo que favorece este tipo de construção. No entanto, no momento de “derivar” a rede e fazer a ligação até o ponto do cliente não se pode utilizar o mesmo cabo, devido às suas  características. É aí que entra em cena o cabo drop, responsável por fazer a ligação da rede central de fibra óptica até o usuário final.

O que deve ser considerado para escolher um cabo drop?

Para confeccionar corretamente um cabo drop, alguns fatores devem ser levados em consideração. Acompanhe a seguir.

Tipo de fibra utilizada

Existem diversos tipos de fibra óptica que podem ser usadas como cabo drop. Entretanto, devem ser priorizadas as fibras que possuem a característica de insensibilidade quanto às curvaturas, visto que a ligação deve ir até o interior de uma construção.

Tipo de construção do cabo

A cada nova ativação em um cliente, deverá ocorrer o processo de montagem do cabo drop. Dessa forma, o tipo de cabo não deve permitir que a fibra óptica contida em seu interior se movimente. Caso isso ocorra, pode haver rompimento da fibra.

Componente de tração com o cabo

O cabo drop precisa ter alguma fixação para que não rompa na ligação com a rede central. Isso pode ocorrer por meio de uma tração metálica ou de um polímero de fibra reforçado. A análise da escolha deve considerar que a tração metálica pode, eventualmente, fazer com que esse trecho da ligação conduza corrente elétrica e provoque choques.

Para que uma instalação ocorra de maneira eficiente e que não cause problemas no futuro, algumas variáveis devem ser consideradas. Importante também é escolher um bom parceiro de negócios. Nesse quesito, a MK Solutions é a empresa ideal e pode auxiliar seu provedor a oferecer o melhor serviço de rede na sua região.

Gostou do conteúdo? Então entre em contato e conheça as soluções que temos disponíveis para alavancar o seu negócio de provedor de internet!

Você também pode gostar

Deixe um comentário