Conheça 8 tendências do mercado de provedores de internet em 2021

Provedores de internet projetam um crescimento alto nos próximos anos e, por isso, é preciso estar atento às tendências no mercado. Afinal, a demanda pelo serviço deve escalar num ritmo acelerado e, a cada dia, visto que as casas ganham mais aparelhos conectados via internet (Internet das Coisas — IoT), demanda por maior velocidade de conexão, entre outros fatores.

O teletrabalho e a educação a distância (EAD) ganha cada vez mais força, potencializados pelo distanciamento social imposto pelo COVID-19.

O entretenimento virtual, por meio de jogos online e serviços de streaming, demanda conexões de alta qualidade e substitui outros tipos de atividades, como o cinema e a televisão tradicional. Quer entender melhor esse cenário? Então acompanhe!

1. Consolidação de provedores

Conforme um estudo o tráfego IP na América Latina deve alcançar uma média de 11,6 EB (Exabytes) mensais ao longo de 2020. Esse valor vem crescendo a uma Taxa Anual Composta de 21%.

Com isso, o mercado de internet fixa está sendo cada vez mais visado por investidores, aumentando o número de fusões e aquisições entre provedores.

2. Aumento da demanda dos assinantes por pagamento online

Com a transformação digital e o crescimento dos bancos digitais, muitos consumidores estão abandonando as faturas em papel. Assim, ter um sistema de pagamento virtual com facilidade de emissão de código de barras, boletos em PDF e integração bancária torna-se um diferencial importantíssimo para a experiência do cliente e simplifica a operação e gestão do provedor.

Além disso, permitir o pagamento via débito automático em conta corrente ou no cartão de crédito é uma comodidade a mais para seus usuários que ainda serve para reduzir a taxa de inadimplência do seu provedor.

3. Migração maior de rádio e outras tecnologias para fibra óptica

O uso de rede de fibra óptica aumenta a cada dia, pois permite o fornecimento de conexões de alta velocidade mais estáveis do que as outras tecnologias, como rádio, satélite e cabos de cobre.

Assim, apesar da tecnologia a rádio ser essencial para alcançar regiões mais remotas e com menos infraestrutura, os a rádio devem acompanhar de perto as tendências dos provedores de internet nos locais em que atuam, para não serem surpreendidos por concorrentes que consiga oferecer conexão por fibra óptica primeiro. O consumidor atualmente já reconhece a fibra óptica como a melhor tecnologia para internet. 

4. Evolução do 5G

O 5G está recebendo investimentos internacionais no Brasil e, com isso, espera-se uma rápida expansão da cobertura. Ao contrário do que muitos pensam, isso pode representar uma oportunidade de crescimento para a os provedores de internet fixa.

O aumento da conectividade dos aparelhos com as tendências de casas e cidades inteligentes vai beneficiar todos os serviços de fornecimento de rede com novas oportunidades de crescimento no fornecimento de dados pelas redes de fibra ótica. Mais do que uma competição entre fixo e móvel, existe uma relação de complementaridade.

5. Casas e cidades conectadas

Outra tendência forte da transformação digital é a Internet das Coisas.Com o surgimento de tecnologias que permitem conexões móveis cada vez mais rápidas, objetos do nosso cotidiano, como eletrodomésticos e carros, estarão conectados à rede e integrados aos nossos smartphones, tablets, smartwatches etc. Com isso, a demanda pela utilização de uma internet de qualidade será ainda mais intensificada.

6. Adição de produtos para agregar valor ao principal

A integração dos pacotes de internet com serviços de TV, celular e telefone continua sendo uma forte tendência. Porém, agora, existem novas possibilidades de aditivos que agregam ao seu produto principal, como por exemplo serviços de nuvem ou hospedagem, antivírus, app de streaming, plataformas educacionais e muito mais.

Esses aditivos agregam valor ao serviço de internet já oferecido pelo provedor, permitindo que se diferencie muito mais dos concorrentes e conquiste cada vez mais clientes.

7. Maior uso da inteligência artificial e de sistemas automatizados

Quanto mais a rede de um provedor de internet cresce, maiores são as dificuldades de gestão. Felizmente, existem sistemas excelentes, capazes de integrar com seus principais equipamentos e até utilizar inteligência artificial para facilitar sua gestão e atendimento ao cliente.

Um bom software especializado em provedores de internet pode te ajudar a:

  • gerenciar os planos dos clientes, inclusive ajustando a velocidade e executando comandos para equipamentos (como os modens) e redimensionamento de portas;
  • organizar as informações financeiras e contábeis com segurança e rapidez;
  • monitorar a rede de fibra óptica;
  • gerenciar o funil de vendas e o relacionamento com o cliente;
  • monitorar as ordens de serviço em aberto e encerradas;
  • e muito mais.

8. Uso das tecnologias DWDM e 10G-PON para aumentar a capacidade e o alcance das redes dos provedores

A demanda por velocidade e estabilidade cresce todos os dias. Paralelo a isso, o consumo de banda só aumenta. Assim, muitas empresas já se veem com sua infraestrutura de 10G saturada. Até pouco tempo, a migração para bandas maiores do 10G eram bastante caras.

A DWDM resolve esse problema, pois permite que seu negócio mantenha a infraestrutura de fibra atual ao mesmo tempo que adiciona novos canais de 10G progressivamente. Para isso, diversos sinais passarão pela mesma fibra em frequências diferentes.

O 10G-PON é uma tecnologia semelhante, que trabalha com esse mesmo conceito de acréscimo de novos canais por meio da segmentação de comprimentos de onda.

A MK Solutions está sempre atenta a todas tendências dos provedores de internet para oferecer os melhores serviços. Além disso, produzimos constantemente conteúdos para os nossos blogs e mídias sociais para que o seu provedor esteja sempre atualizado com o que há de ponta no mercado.

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