Provedor de internet: o guia completo

Você tem recebido reclamações dos seus assinantes, está com dificuldades na gestão e operação do seu negócio? Não se preocupe, pois seu provedor de internet não é o único, nem será o último, a passar por esta situação.

Na realidade, é muito comum notar o crescimento dos negócios e, posteriormente, a necessidade de estruturação para ter um crescimento sustentável. Pensando no tema, desenvolvemos um conteúdo completo sobre provedor de internet e selecionamos alguns dos tópicos mais relevantes que você precisa saber para implementar soluções, além de entender como as estratégias certas podem te auxiliar.

Boa leitura e confira as informações!

O que é provedor de internet e como tem evoluído o setor nos últimos anos?

Para entender como o setor de provedores de internet evoluiu nos últimos anos no Brasil, vale a pena conferir como tudo aconteceu. Veja a seguir um resumo.

Breve relato da evolução dos provedores de internet

O provedor de internet é a empresa utilizada pelos usuários para terem acesso à internet para consumir e publicar conteúdos online.

Este setor tem evoluído muito nos últimos 10 anos com a maior disponibilidade a custo acessível da tecnologia de fibra ótica. No início dos anos 90, o serviço era oferecido por empresas que intermediavam o acesso à rede, através de uma ligação: era a chamada conexão discada ou dial-up.

O serviço oferecido era precário e a discagem muitas vezes caía, obrigando os usuários a reiniciar todo o processo de discagem para continuarem navegando na internet.

Além disso, a própria navegação em si não oferecia uma boa experiência aos usuários por ser muito lenta para carregar as páginas e informações buscadas.

Em 2000, a banda larga chegou ao Brasil, permitindo que as empresas de telefonia oferecessem não só a conexão de internet como também realizassem a intermediação que, anteriormente, era feita por outras empresas.

 Os principais desafios do setor e de gestão

Ocorre que nem tudo são flores quando o assunto é provedor de internet, uma vez que esse setor cresceu muito rapidamente e, por vezes, de maneira não planejada. Assim, surgiram inúmeros desafios.

Os principais contratempos estão relacionados ao alto fluxo de trabalho na operação, à dificuldade de coletar e analisar dados para tomada de decisões pelo gestor e baixa profissionalização das empresas e suas equipes.

Esses problemas na gestão terminam por refletir nos serviços oferecidos aos assinantes , gerando altas taxas de reclamação que se tornam cancelamentos e perda de faturamento aos provedores.

Podemos somar a esse cenário a alta concorrência trazendo ainda mais dificuldades nos relacionamentos e fidelização de clientes. Aumenta-se, também, a dificuldade de manter as finanças equilibradas devido ao alto investimento necessário para expansão das redes de fibra ótica, rádio ou outros meios utilizados.

E, por falar em finanças, a gestão financeira tende a ser imprecisa e pouco avançada, o que pode levar os gestores a tomarem decisões erradas por pela falta de profundidade nas análises de dados sobre a performance de sua operação.

Quais são os desafios do setor e de gestão com aumento da concorrência?

Concorrência com as operadoras de telecomunicações

A concorrência com as grandes operadoras é uma realidade pois estas possuem uma estrutura organizacional mais preparada e acesso a muito mais recursos inclusive capital com baixo custo.. Para se diferenciar, é vital que o provedor regional de internet preze pela qualidade dos serviços, internet de alta velocidade e rápido atendimento para solucionar dúvidas ou problemas enfrentados por seus assinantes.

Capacitação profissional e estrutura organizacional adequadas

À medida que o provedor cresce, é comum que falte tempo ou experiência para continuar evoluindo na capacitação de seus funcionários e estrutura organizacional. Esse descuido pode ser extremamente custoso, uma vez que esses aspectos são fundamentais para a modernização e para o sucesso do negócio no médio prazo.

Capital para investir no aumento da rede de fibra ótica ou antenas de rádio

Com uma estrutura organizacional organizada e uma gestão financeira e contábil bem feitas, o provedor consegue acesso a muito mais fontes de financiamento para seu crescimento, pois dessa forma passa maior confiança ao financiador de que o provedor deverá se manter ativo e com capacidade de pagamento nos próximos anos. Para aproveitar as oportunidades de expansão da base de clientes, o provedor de internet precisa investir no aumento da rede de fibra ótica, antenas de rádio ou outra modalidade que ele utilize, inclusive para se proteger dos concorrentes.

Tecnologia para gerenciar a empresa e os processos

Como podemos notar, os desafios dos provedores de internet são interligados e demandam uma visão e acompanhamento contínuo da empresa como um todo. Logo, é vital que o provedor de internet esteja atento à gestão de pessoas, de receitas e custos, dos processos internos, de estoque, entre várias outras dimensões.

Estratégias de marketing ideais para expansão

Para expandir os negócios existem várias frentes de trabalho como identificar as regiões mais promissoras, fortalecer a reputação no local ou mesmo presença online via redes sociais e canais de atendimento online aos clientes, dentre outras ações possíveis, é claro.

Como lidar com os desafios do setor e com a concorrência?

Para lidar com os desafios do setor e da concorrência de forma adequada é muito importante montar planos de ação específicos para cada circunstância que venha a se apresentar no dia a dia do negócio de provedor de internet. Veja abaixo algumas sugestões.

Aposte em uma área de relacionamento e sucesso do cliente

O relacionamento com os clientes é tão fundamental que vale a pena criar um setor focado apenas em fidelizar, cativar e manter a base de clientes satisfeita e em uma linha ascendente de satisfação.

Ofereça um suporte técnico de qualidade

Uma relevante parte do atendimento aos clientes diz respeito a solucionar questões técnicas rapidamente, para não comprometer a qualidade do serviço oferecido.

Monte planos de serviços diferenciados

Planos e benefícios para os clientes sempre representam um atrativo na hora da contratação, mas essas ofertas também precisam estar disponíveis para a base de clientes mais antiga, de modo que eles possam permanecer fiéis ao seu provedor de internet.

Procure manter os funcionários motivados

Os funcionários devem ser vistos como os clientes internos da organização, o que significa que para tudo correr bem no empreendimento é vital que eles estejam motivados e felizes no local de trabalho, o que sempre contribui para o aumento da produtividade e melhoria da satisfação dos assinantes.

Reduza custos desnecessários

Com tantos aspectos na gestão, pode ser que o provedor de internet tenha na sua rotina algumas práticas que geram gastos dispensáveis. Por isto, vale a pena fazer uma inspeção minuciosa para eliminar ou minimizar ao máximo os gastos supérfluos como a quantidade de impressões, os custos com descartáveis, o consumo de energia elétrica, entre outros.

Alguns provedores estão reduzindo custos de mão de obra através de novas tecnologias de atendimento automatizado e até mesmo autoatendimento, que ainda permitem aumentar a qualidade, reduzindo a insatisfação dos clientes, além de reduzir custos como aumento expressivo dos gastos com call-center.

De fato, apostar em ferramentas que automatizam ou facilitam tarefas rotineiras pode permitir ao provedor de internet não apenas reduzir custos e despesas, mas também agilizar vendas e gerenciamento dos clientes, potencializando o aumento das receitas e margem de lucro.

Ferramentas como um Mobile App com nome e marca do seu provedor facilitam esse crescimento através de funcionalidades como: aceite de contrato, mensagens eletrônicas, cobrança de pagamento recorrente, emissão de 2ª via de boleto, desbloqueio de confiança, acesso aos atendimentos, acesso a notas fiscais e muito mais.

Quais são as dicas para otimizar a gestão de provedores e aumentar rentabilidade?

Monitoramento de competidores

É preciso ter um profundo conhecimento de mercado para monitorar os competidores e não ficar para trás na acirrada disputa por clientes, no setor de provedores de internet.

Monitoramento do fluxo de caixa

Para não ficar para trás da concorrência, também é vital ter uma gestão financeira apurada que garanta a conformidade contábil e permita um fluxo de caixa equilibrado para o bom andamento do negócio.

Reavaliação da política de preços

A política de preços também merece atenção e precisa ser constantemente avaliada para manter os preços alinhado aos dos concorrentes, buscando sempre demonstrar seus diferenciais competitivos.

Atendimento de qualidade

A fim de garantir que o atendimento prestado aos consumidores seja, de fato, um atendimento de qualidade, é imprescindível que a empresa invista em treinamentos periódicos dos colaboradores.

Monitoramento constante das redes de fibra ótica

As redes de FTTH precisam ser monitoradas com regularidade, não só para manter a estabilidade da internet, mas para aproveitar a capacidade ociosa existente na rede para incluir novos assinantes.

Quais são as novas tecnologias e inovações que estão chegando e devem vir?

Para se manter na disputa pelos assinantes do provedor de internet, é preciso atentar às novas tecnologias e inovações para para favorecer a experiência do usuário quanto aos processos internos da empresa para aumentar os lucros e otimizar a rede. Listamos a seguir algumas dessas inovações, confira!

Crescimento do streaming

Com o aumento dos número de empresas oferecendo serviços de streaming e com o uso dessa tecnologia em alta pelos consumidores, cresce também a necessidade de oferecer internet capaz de suportar alta demanda e momentos de pico. Além disso, é preciso que haja condições de suportar o uso desse canais de entretenimento sem prejudicar a usabilidade dos demais clientes.

5G

Com as pesquisas cada vez mais avançadas para a implementação do 5Gl, é crítico que os provedores de internet estejam atentas a esse movimento para acompanhar o passo dessas inovações. Desse modo, diminuem as chances de serem substituídas como alguns já especulam, embora, na prática a tendência seja que os serviços coexistam.

Internet das Coisas (IoT)

O desenvolvimento acelerado das tecnologias aponta para a necessidade de conexão de objetos e aparelhos nas casas dos consumidores, de modo que a internet das coisas já é uma realidade. Sendo assim, as empresas precisam estar preparadas para atender com qualidade a este aumento exponencial da demanda, oferecendo uma conexão estável, segura e de alta velocidade.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial já é uma realidade no setor e vem sendo utilizada por exemplo nos chatbots para atendimento de clientes dos provedores de internet tanto para oferecer-lhes suporte, quanto para fechar vendas.

Automação dos processos

Quanto mais automatizados os processos da sua empresa provedora de internet, maior o controle das operações e maior será a garantia da eficiência requerida pelos consumidores. Essa pode ser a diferença entre sobreviver ou não nesse mercado e estar plenamente capacitado para lidar com as inovações que não param de surgir.

Como o provedor pode atender com excelência aos seus assinantes mantendo custos sob controle?

Diante de tudo que foi demonstrado ao longo do texto, é evidente que existe uma grande preocupação dos provedores de internet em fazer o negócio evoluir, sem sem deixar cair a qualidade dos serviços prestados e ainda garantindo sua saúde financeira.

Para auxiliar as empresas a lidarem com esses desafios da melhor maneira possível, a MK Solutions oferece ferramentas completas para o negócio, como:

  • gestão de estoque;
  • gestão financeira (contas a pagar e a receber, acesso a notas fiscais, pagamento recorrente etc.),
  • mobile app com nome e marca do seu provedor na App Store e Google Play
  • monitoramento da rede de fibra ótica ;
  • gestão de conexão;
  • app para técnicos de campo (para organizar e facilitar instalações e reparos nas casas dos assinantes );
  • chatbot com Inteligência Artificial, capaz de automatizar envios de boleto, diagnóstico de internet, abertura de chamados, troca de senha e muito mais;
  • CRM;
  • análise de indicadores operacionais e financeiros;
  • hotspot (gestão de wi-fi em estabelecimentos comerciais, para você agregar ao seu plano corporativo);
  • autenticação segura, leve e eficiente.
  • e MUITO MAIS

Todos estes recursos são diferenciais importantes que auxiliam a gestão do seu provedor de internet e impactam diretamente nos resultados do negócio.

Como vimos, para que uma empresa de provedor de internet se mantenha ativa, com as finanças equilibradas e com a gestão em dia, é imprescindível que ela utilize ferramentas e software especializados. Afinal, a concorrência e a disputa por assinantes está a cada dia mais acirrada.

Agora que você já sabe tudo sobre provedor de internet por meio do nosso guia completo para implementar essa solução, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em atendê-lo!

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