Por que seu provedor precisa de uma assinatura digital?

Sua empresa ainda precisa  lidar com pilhas e pilhas de contratos em papel? Se sim, saiba que existe uma forma não só de reduzir custos com impressão, mas também de minimizar toda essa burocracia. A assinatura digital é uma tecnologia que cada vez mais está se inserindo no cotidiano dos provedores , trazendo inúmeras facilidades, sempre considerando aspectos como segurança e validade jurídica.

Conforme o mundo se torna mais conectado, a necessidade de agilizar processos torna-se necessário para sua empresa se manter competitiva. Isso porque, quando a empresa tem de lidar com contratos físicos de fornecedores e clientes, por exemplo, perde-se muito tempo com entraves burocráticos como idas ao cartório e deslocamento de funcionários, ou seja, mais gastos. A assinatura digital permite eliminar essas etapas, no intuito de trazer agilidade e eficiência a esses processos.

Ficou interessado em saber como se beneficiar da assinatura digital no seu provedor? Continue a leitura do nosso artigo até o final e fique por dentro do tema!

O que é assinatura digital?

Em vez de assinar documentos com o próprio punho, pessoas físicas e jurídicas agora podem fazer isso digitalmente, desde que tenham um certificado e conexão à Internet. Dessa forma, o trânsito de um contrato entre as partes envolvidas, por exemplo, passa a ser completamente virtual. A assinatura digital permite autenticar também arquivos em PDF, apólices de seguro e diversos outros documentos.

O que é preciso para ter uma assinatura digital?

Por meio do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), é feita a solicitação de um certificado digital. Depois, é preciso escolher a forma de armazenamento, que pode ser do tipo A1 ou A3. O primeiro tem validade de um ano e pode ser usado em dispositivos móveis e computadores. Já o certificado A3 tem duração de três anos e requer dispositivos de armazenamento específicos como tokens e smart cards.

Quais as diferenças entre assinatura digital e eletrônica?

Para evitar confusões, vale ressaltar que existem diferenças importantes entre assinaturas digitais e eletrônicas. Enquanto a primeira requer um certificado digital, a segunda funciona de um modo mais simples, sendo que podem ser escolhidos parâmetros de autenticação, como voz e localização. Além disso, a assinatura digital é recomendada para documentos de longo prazo e alto risco, uma vez que a pessoa física ou jurídica deve solicitar um certificado junto ao ITI.

Quais são as vantagens?

Além de reduzir burocracias e agilizar processos, a  assinatura digital em provedor tem validade jurídica. Isso porque, foi lançada a MP 2200-2/2001 que assegura a sua autenticidade tal qual se fosse feita a punho. Além das que já citamos, existem várias outras vantagens da assinatura digital, como:

  • mais segurança em relação aos documentos em papel, pois não há risco de extravio;
  • facilidade de arquivamento e recuperação;
  • processos sustentáveis ecologicamente;
  • redução de custos com papel e impressões.

Viu como a assinatura digital traz vantagens significativas ao seu negócio? Se você deseja fazer e gerir contratos com eficiência, saiba que nós da MK Solutions podemos ajudar você. Oferecemos a agilidade e a segurança requeridas desde o atendimento inicial de seus clientes até a hora de assinar documentos digitalmente, o que impacta diretamente a relação com fornecedores e a satisfação dos clientes, por meio do nosso aplicativo SAC+, que se diferencia na modernidade, facilitando a vida do seu consumidor final.

Para saber mais sobre os produtos da MK Solutions, acesse o nosso site e entenda como o nosso aplicativo de SAC pode ajudar o seu negócio!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram