Dados divulgados recentemente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que a participação feminina no mercado de tecnologia cresceu 60% nos últimos cinco anos. Somente em 2021, o Banco Nacional de Empregos (BNE) identificou mais de 12,7 mil candidaturas de mulheres para vagas de tecnologia, contra 10.375 do ano anterior. 

Outro dado relevante é que, na América Latina, 16% das mulheres ocupam posição sênior na tecnologia, superando a média global de 11% e ultrapassando o Reino Unido (4%). 

Felizmente, podemos dizer que a MK Solutions acompanha e reflete o crescimento do público feminino no segmento. Hoje mais de 40% da nossa equipe de colaboradores é composta por mulheres que lideram, contribuem e, especialmente, fazem a diferença no sucesso da MK, destaque entre as mais importantes empresas do mercado de ISPs. O artigo de hoje é dedicado a elas: as mulheres que fazem a diferença na tecnologia e nas nossas vidas.

Retratos da história

As mulheres tiveram papéis importantíssimos na história da computação, citando ícones como Ada Lovelace e Grace Hopper, entre tantas outras. Até a década de 80, ainda tínhamos uma participação feminina expressiva nos cursos de Computação.

A situação se inverteu justamente após o mercado de TI ganhar mais relevância – com o Vale do Silício e todos esses “heróis” emergindo e ocupando o espaço da programação. 

A boa notícia é que, nos últimos anos, uma nova “reversão de direção” vem sendo verificada. Cada vez mais mulheres vêm retomando esse espaço.

América Latina é referência no crescimento do público feminino

Uma pesquisa da KPMG com a Harvey Nash mostra que 16% das  posições sênior na tecnologia são ocupadas por mulheres na América Latina, passando na frente do Reino Unido, que conta apenas com 4%. 

O estudo atribui o aumento de lideranças femininas na região a dois pontos: o crescimento de STEMpreneurs (fundadoras de negócios relacionados à ciência, engenharia, matemática e startups de base tecnológica ) e o surgimento de programas específicos para trazer mais mulheres para o mundo da tecnologia.

Fato é que as mulheres estão ganhando destaque e espaço na tecnologia tanto por iniciativas próprias quanto por ações de empresas como a MK. Quer saber como é trabalhar em uma empresa de tecnologia com um time amplamente feminino? Clique aqui.

MK Solutions faz a diferença no assunto

A presença forte do público feminino na MK Solutions vem desde a sua fundação. A empresa foi fundada e administrada por um casal de sócios-fundadores que soube conduzir os negócios exponecialmente, de modo a chamar a atenção da TBG Investimentos, entre as mais de 1000 empresas brasileiras pesquisadas pelo fundo antes da aquisição da MK, em 2020.

De lá pra cá, muitas mulheres construíram e vêm construindo suas carreiras na MK Solutions, ocupando cargos relevantes por e há mais de 8, 6, 5 anos. Na MK, as mulheres atuam em lideranças e papéis extremamente importantes para o crescimento da empresa. 

A área de Recursos Humanos, por exemplo, é composta 100% por um time feminino que conduz brilhantemente a contratação e o desenvolvimento de mais de 120 colaboradores, muitos deles, espalhados em mais de 9 estados do Brasil. 

Prova de que a MK realmente faz a diferença em relação ao público feminino é que as mais de 40% integrantes da equipe da empresa foram notícia no site oficial da DPL News, uma das mais importantes agências especializadas em tecnologia da América Latina, através de uma entrevista realizada com a Líder de Onboarding, Luana Gabriela Schulz e publicada ontem, no Dia Internacional da Mulher.

Leia na íntegra: https://dplnews.com/8m22-las-mujeres-construyen-redes/ 

E, você? Quer trabalhar em uma empresa que valoriza todos os gêneros e evolui constantemente? Visite a nossa página de carreiras e saiba mais. 

Até o próximo artigo. 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *