fbpx

O que é e como escolher o melhor roteador de borda?

6 minutos para ler

Se você trabalha com Tecnologia da Informação, ou tem muito interesse na área, certamente já ouviu falar do termo “roteamento de borda” dentre os assuntos sobre fornecimento de internet. Mas, afinal, o que isso significa?

Muitos ainda não conhecem ou não utilizam esse equipamento, e, por conta disso, separamos este post para explicar o que é e como escolher o melhor roteador de borda para o seu empreendimento. Continue a leitura e fique por dentro de tudo o que precisa saber sobre o assunto!

O que é roteador de borda?

O roteador de borda, também chamado de roteador edge (referência ao termo em inglês edge router) é uma estrutura que tem como objetivo redirecionar dados de diversas redes de forma simultânea. Isto é, o trabalho desse equipamento é realizar a comunicação entre os pontos de conexão sem que eles necessitem ser da mesma rede privada.  

Os códigos do aparelho de borda são organizados para que a intercomunicação entre os sistemas de rede seja estabelecida em alta velocidade, a fim de que não tenha latência ou ruídos dentro dos dados que vão ser transportados. Dessa maneira, o roteamento de borda permite que a performance da internet seja otimizada, oferecendo a todos os pontos dependentes do roteador um alto desempenho. 

Esse tipo de aparelho envia e/ou recebe informações de redes pertencentes a outras organizações usando mecanismos de roteamento, sejam eles dinâmicos ou estáticos. A transferência entre as redes é feita principalmente via Ethernet, como Gigabit Ethernet e GbE em fibra óptica. Em raros casos, as empresas mantêm redes isoladas e usam roteadores de borda para interligá-las, em vez de utilizar um provedor central.

Geralmente, esses tipos de roteadores são dispositivos hardwares, mas suas funções também podem ser realizadas por softwares em servidores x86 padrão. Por fim, esse dispositivo desempenha um papel essencial à medida que mais aplicativos e serviços são gerenciados na borda da rede.   

Quais os principais benefícios desse tipo de roteador? 

Entendendo como funciona o dispositivo, separamos a seguir algumas vantagens de como utilizá-lo para o fornecimento de internet.

Melhora a qualidade de serviço 

Através do roteamento de borda, você conta com um mecanismo que tem o papel fundamental na mitigação de obstáculos e na lentidão do tráfego que os variados níveis de largura de banda causam entre os pontos de rede. O roteador gerencia o fluxo de dados, deixando-os de forma organizada e enfileiradas. 

Ativa a acessibilidade remota 

Com o dispositivo de borda, os funcionários têm a permissão de conectarem-se à LAN corporativa remotamente por meio da ponta de rede. 

Fornece segurança 

Esse aparelho é uma parte essencial do firewall de borda, tendo como um dos objetivos proteger a rede privada, ao passo que cuida e caracteriza o tráfego de IP de entrada. Nesse contexto, os roteadores de borda ajudam na defesa a contra-ataques de rede, como sniffing (interceptação de tráfego) e spoofing (ataque de falsificação).  

Como escolher o melhor roteador de borda? 

É normal que um negócio passe por variados ciclos e que a cada mudança as necessidades sejam otimizadas para expandir a operação e infraestrutura da empresa. Nesses momentos, contar com equipamentos que estejam alinhados com as demandas é algo fundamental. Com isso, a organização vai garantir a existência básica das condições que são exigidas para entregar produtos ou serviços de alta qualidade — no caso, uma rede de alta performance que garanta uma boa experiência aos usuários.

O momento de realizar modificações na estrutura de uma rede e investir em novos aparelhos é, de fato, um marco em que as necessidades do empreendimento mudam. Isso envolve diversos fatores, como o aumento da rede, a busca por maior velocidade de acesso e novas formas de conectividade. 

Esses aspectos são responsáveis por gerarem uma demanda por aparelhos com maior qualidade e que sejam capazes de lidar com muitas tarefas simultâneas, como é o caso da rede de borda. Nesse contexto, saber como escolher o melhor roteador de ponta é um passo primordial, já que esse é um dos dispositivos mais qualificados para otimização do tráfego. Assim, o provedor vai poder focar na qualidade dos serviços, sem deixar de garantir aos usuários uma rede alinhada às suas necessidades. 

Para escolher o seu roteador de borda, o primeiro ponto é identificar o perfil e as demandas de uso da sua organização. Esses elementos são importantes para definir qual a melhor ferramenta para a sua infraestrutura. Além disso, existem outros pontos que devem ser considerados durante esse processo, como: 

  • o número de dispositivos conectados na rede; 
  • o volume do tráfego; 
  • a quantidade de IPs abertos para o sistema; 
  • o número e os tipos de portas que são utilizadas e 
  • as taxas de transferência máxima que são suportados. 

Você também pode ficar em dúvida na hora de escolher o fornecedor do seu roteador caso não tenha familiaridade. Pensando nisso, separamos os mais populares dentro do mercado: 

  • Cisco: é uma das empresas de rede mais referenciada dentro do mercado, conta com diversas opções de roteadores, como a sua série ISR, que são roteadores de filial, e a sua série ASR, que é a opção de roteamento de borda;
  • Juniper: essa empresa e a Cisco equiparam-se quando o assunto é o que oferecem, visto que são utilizadas por redes em crescimento ou mais robustas. A Juniper é uma fornecedora estimada e possui uma gama de roteadores, como a série MX e ACX, muito valorizadas por conta da durabilidade,  recebimento e envio de dados; 
  • Dell: a marca oferece uma das opções mais econômicas e eficientes, que é o roteador da série N, sendo bem popular. A empresa é bastante conhecida por sua qualidade e bom atendimento ao cliente; 
  • Ubiquiti: conta com o roteador EdgeRouter X, que conta com uma interface gráfica intuitiva, tornando mais fácil para os usuários definirem em seus dispositivos as configurações de interface. 

Agora você entende o que é, quais as vantagens e como escolher o melhor roteador de borda para o fornecimento de internet. Gostou do que trouxemos neste post e deseja saber mais? Então, entre em contato conosco e conheça todos os recursos que temos para aprimorar o seu negócio!

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário