fbpx

5 dicas sobre como fazer uma boa instalação de internet

6 minutos para ler

O procedimento de instalação da internet pode ser considerado um fator decisivo para o sucesso ou fracasso da ativação de um novo cliente. Consequentemente, a reputação do provedor pode ser posta em jogo, pois se o trabalho dos técnicos não for bem gerenciado, o serviço precisará ser feito novamente no futuro. Isso causa a insatisfação do cliente e a perda de capital por má alocação de mão de obra.

Para que você não caia nesse erro, elaboramos este artigo. Nele, você poderá obter informações importantes para melhorar o seu processo de instalação e conhecerá ainda duas poderosas ferramentas que auxiliam na documentação de uma rede FTTH e também no gerenciamento do trabalho dos técnicos. Não perca mais tempo e leia agora mesmo!

Qual é a importância do processo de instalação da internet?

Quando um cliente contrata um serviço de internet, sua expectativa é que tenha a máxima velocidade possível. No imaginário comum, ele pode até mesmo chegar a pensar que terá um link dedicado, o que se sabe não ser verdade. 

Uma coisa é fato: o cliente precisa ter a garantia de receber a velocidade mínima do pacote que contratou. Ele ficará mais satisfeito na medida em que essa garantia for mais elevada, ou seja, quanto mais sua velocidade de conexão chegar próxima ao máximo disponível em seu pacote.

Nesse sentido, é essencial que o processo de instalação seja bem executado. Caso isso não aconteça, a qualidade do sinal ficará comprometida. Por mais que o provedor invista seus recursos em infraestrutura, a entrega pode ser prejudicada caso haja má instalação. Fazer todo o procedimento de forma correta na ponta final (no caso, para o cliente) faz toda a diferença na percepção de valor que se dá ao provedor que fornece o serviço.

Quais são as dicas para fazer uma boa instalação da internet?

Para ter êxito em uma instalação de internet, é importante se atentar para alguns pontos específicos. Esses fatores dizem respeito tanto à parte de infraestrutura quanto lógica do processo. Acompanhe, a seguir, as principais dicas.

1. Use o instrumental adequado

Pode parecer óbvio, mas em muitas instalações isso não acontece. Infelizmente, entra em cena o “jeitinho” na hora de confeccionar um conector ou no momento de instalar um cabo drop. A verdade é que não se deve tomar nenhum atalho. O correto é usar as ferramentas adequadas para que o trabalho tenha um resultado funcional e a instalação fique bem feita. Não economize nesse tipo de equipamento, pois caso ocorra algum problema futuramente o seu prejuízo será ainda pior!

2. Coloque o roteador no melhor local possível

Esse é um dos principais fatores para uma boa instalação da internet. O posicionamento do roteador deve considerar todas as características que podem atenuar seu sinal, como barreiras (paredes e contrapisos) e distância até o dispositivo que acessa a rede.

Uma boa dica é usar aplicativos que detectam pontos cegos no local de instalação. Isso ajudará na conservação do sinal, pois esses pontos devem ser evitados sempre que houver a instalação de um novo equipamento.

3. Utilize um Power Metter

Sempre que um novo conector for confeccionado para o cliente final, deve ser feita uma verificação da qualidade do sinal recebido após a instalação. Isso pode ser atestado por meio de um Power Metter, que é um equipamento usado para verificar a potência do sinal. Com ele, é possível saber se o conector foi bem feito e se está entregando adequadamente toda a banda contratada.

4. Retire a habilitação de largura de banda

Alguns sistemas operacionais vêm com instalação de limitadores de banda, sobretudo quando os arquivos trafegados são mídias muito grandes, como vídeos. O ideal é fazer uma verificação se eles estão ativos, pois de forma sorrateira eles podem consumir muita banda e prejudicar todo o tráfego da rede local.

5. Saiba quem consome mais internet

Outro ajuste que pode ser feito via software é identificar os vilões no consumo de internet. O que ocorre é que alguns aplicativos são capazes de ocupar toda a internet disponível sem que haja grande necessidade disso. Eliminando esse gargalo, a internet pode funcionar de forma muito mais rápida.

Quais são os serviços que podem ajudar no gerenciamento?

A instalação de internet de forma adequada não deve ser o único ponto a ser considerado para a garantia de um bom sinal. Quando olhamos para a operação total do provedor, é fácil perceber que existem vários procedimentos de instalação acontecendo ao longo de um dia de trabalho. Logo, uma boa gestão operacional se faz necessária. Conheça a seguir dois grandes aliados na coordenação de instalações de um provedor.

MK Net Maps

O MK Net Maps trata-se de um software de gerenciamento de fibra. Com ele, é possível documentar toda uma rede FTTH, inserindo objetos como cabos, postes, caixas de emenda e derivação. Tudo é feito de forma gráfica direto em mapa, o que facilita a visualização da situação atual de todo o enlace óptico.

Dessa forma, é possível manter um histórico a respeito de todos os lançamentos de fibra e instalações em clientes. Assim, gerenciar a produtividade e manter o controle financeiro sobre a expansão das redes do provedor fica mais fácil, além de permitir o acesso a todas as estatísticas relacionadas.

MK Agentes

A solução ideal para gerenciar a atuação dos técnicos em campo é o aplicativo móvel MK Agentes. Com ele, é possível integrar as ordens de serviços disponíveis no dia com a agenda dos técnicos operantes na empresa. Isso facilita o agendamento de horários e a definição de rotas.

Além disso, o aplicativo oferece a função de apontar a finalização de uma instalação, com registro de fotos e com recolhimento da assinatura digital do cliente atendido. Com o tempo, é possível criar um robusto banco de dados que pode fornecer informações importantes que ajudarão nos planos de expansão do provedor.

Fazer corretamente a instalação da internet em novos clientes é fundamental para garantir uma prestação do serviço contratado. Seguindo as dicas apresentadas neste artigo, é certo que o objetivo será alcançado. Para gerenciar melhor essa importante fase em seu provedor, conte com as soluções oferecidas pela MK Solutions. Por meio de nossas plataformas, é possível gerenciar as atividades de todos os técnicos, bem como documentar todas as intervenções realizadas em suas redes e manter um histórico.

Gostou do conteúdo? Então entre em contato e conheça melhor a ajuda que podemos prestar ao seu provedor de internet!

Você também pode gostar

Deixe um comentário