fbpx

O que é um headend e por que você precisa saber sobre isso?

6 minutos para ler

Sem tempo para ler? Acompanhe o artigo em formato de áudio:

Um processo de transmissão de sinal de TV feito por um provedor de internet requer a instalação de uma infraestrutura totalmente dedicada a esse fim. A denominação que se dá para esse conjunto de equipamentos é headend. Será nesse local que serão recebidos, processados e retransmitidos todo e qualquer canal de TV que se deseje oferecer aos clientes.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre essa incrível estrutura que é responsável por levar canais de TV por meio de um provedor de internet. Além disso, verá qual é o seu conceito, como se dá seu funcionamento e quais são os principais erros ocorridos em um processo de instalação. Não perca mais tempo e leia agora mesmo!

O que é um headend?

Muitas pessoas imaginam que um provedor de internet pode oferecer apenas o serviço de acesso à rede. Contudo, esse é um grande equívoco , pois é possível que esse tipo de empresa forneça ao mercado outras formas de mídia também.

Uma delas é a televisão por assinatura. Sim, é verdade. Se um provedor de internet assim o quiser, pode ofertar o serviço de streaming de TV para seus clientes. Basta que possua as licenças requeridas, faça as parcerias com os geradores de sinais de TV e tenha a infraestrutura necessária para a distribuição do sinal.

É exatamente nesse último ponto, o da infraestrutura, que entra o conceito de headend: trata-se da central (de equipamentos) responsável por realizar a recepção primária dos canais de TV que o provedor ofertará.

Esse é outro ponto interessante, pois é possível escolher quais serão os canais disponibilizados. Inclusive, é uma recomendação iniciar a operação oferecendo poucos canais e ir aumentando a oferta depois, como forma de reduzir o custo de implantação.

Além disso, o headend tem a função de fazer todo o processamento dos sinais recebidos. Isso é necessário para que a transmissão ocorra da forma devida. Vale ressaltar que quanto maior for a gama de canais oferecidos (pacotes de canais), maior será a infraestrutura necessária para tal.

Como funciona um headend?

Para que o funcionamento de um headend ocorra de forma regular, primeiro é necessário captar o sinal de TV que será distribuído aos clientes. Isso pode ser feito de duas formas: via satélite ou via terrestre.

No primeiro caso, cada satélite acessado deve ter uma antena de captação. Existem casos em que são necessárias duas antenas para um satélite, mas deve haver pelo menos uma. Após o correto alinhamento, é preciso que haja o iluminador e o LNB.

O primeiro concentra  o sinal recebido pelo satélite e envia ao  segundo, o LNB. Este converte a frequência e amplifica o sinal para que seja transferido aos equipamentos de headend, onde serão processados.

Já no segundo caso, da recepção via terrestre, os canais chegam por meio de antenas instaladas em solo, e não por satélite. Essa transmissão é utilizada para os canais locais e basta que uma antena comercial (que está instalada localmente) capte os sinais e os transfira para o headend. A partir daí, ocorrerá o processamento de áudio e vídeo para posterior distribuição.

Qual é a sua importância?

Um headend pode ser chamado de “coração” de um sistema de distribuição de sinais de TV. Sem ele, não há como haver operação nesse sentido. Portanto, para aqueles provedores que desejarem oferecer esse serviço, toda atenção é pouca no processo de instalação e configuração de headend, sob pena de colocar em risco o capital investido.

E por falar em investimento, existe também a opção de ter um headend compartilhado. Semelhante às redes neutras, essa é uma boa alternativa para provedores pequenos, que podem juntar forças e construir uma central única de processamento de sinais.

Um ponto que deve ser observado é que, caso algum deles não arque com os custos mensais, todos serão prejudicados, pois o sinal deixa de ser transmitido para o headend como um todo.

Quais são os erros mais comuns na instalação de um headend?

Acompanhe os erros de maior ocorrência em um processo de instalação de headend.

A falta de estudo técnico do local de instalação

Esse é um ponto crítico no momento de instalação de um headend. A razão para isso é que, caso o processo não seja feito de forma correta, os problemas provavelmente persistirão. Ou então terá um custo ampliado por ocasião de reformas para reinstalação.

Nesse sentido, o local de fixação de todos os equipamentos é de suma importância para que defeitos de transmissão não apareçam futuramente.

Dessa forma, convém ter o auxílio de uma consultoria externa para realizar esse procedimento. Vários itens devem ser analisados, como o peso total que será suportado pela base e a distância entre headend e antenas. Todas essas questões que envolvem infraestrutura física e tecnológica devem ser consideradas para que resultem em uma instalação altamente funcional.

O desalinhamento das antenas

Essa é uma questão central e que, muitas vezes, não recebe a devida atenção por parte dos provedores. Alinhar corretamente as antenas receptoras de sinal é o cerne de um sistema de transmissão de TV. E é fácil perceber isso, pois se a recepção não ocorre de forma adequada, não há como fazer uma distribuição que atenda bem o cliente final. Portanto, todos os testes de apontamento entre antena e satélite devem ser feitos para atestar um bom alinhamento.

A não integração do middleware ao ERP do provedor

Com uma base grande de clientes, é esperado que seja necessário o gerenciamento de todas as contas, a fim de realizar os procedimentos corretamente, como a cobrança das mensalidades. Todo esse trabalho é feito pela camada de middleware em um headend. É ela que fará o cadastro dos assinantes novos, atribuirá os planos e bloqueará clientes inadimplentes. É de suma importância que ela esteja bem integrada à operação do provedor.

O headend é a parte principal de um sistema de distribuição de TV. Se o provedor de internet agregar também o serviço de telefonia fixa, estará formado o que se chama de serviço triple play. São os famosos combos. Essa é uma ótima alternativa para aumentar o faturamento da empresa. Contudo, é essencial dispor de uma assessoria durante todas as etapas do processo. Para isso, você pode contar com a MK Solutions, que oferece diversas soluções para provedores de acesso à internet.

Gostou do conteúdo? Então entre em contato e conheça melhor as soluções de softwares que disponibilizamos para auxiliar sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário