Gestão multiempresa: como fazer a integração de provedores?

A gestão multiempresa é um modelo de gestão que requer a administração de cada unidade individual visando o melhor desempenho de todo o grupo econômico. Isso é necessário em empreendimentos com filiais ou mesmo quando há a fusão de empresas. Casos desse tipo aconteceram com a mineira Vero e os provedores catarinenses Unifique e MHNET.

Por isso, este artigo tem a finalidade de explicar melhor o tema para você. Ao ler o texto, você desenvolverá uma ideia melhor do que é uma gestão desse tipo. Você também conhecerá as diversas vantagens em adotar um software que contempla o gerenciamento de várias unidades em simultâneo. Ao final, descobrirá uma solução eficiente para desempenhar essa tarefa da melhor forma possível.

Não espere mais e avance na leitura agora mesmo!

O que é gestão multiempresa?

Quando um negócio atinge proporções maiores, é comum que seu comportamento frente ao mercado se torne diferente. Em diversas situações, é comum haver fusões e aquisições, quando as empresas de maior destaque alcançam um desenvolvimento tal que as permite comprar concorrentes menores. Assim, formam-se grupos econômicos que precisam gerir diferentes unidades de um mesmo negócio.

Antigamente, um sério problema era enfrentado por essas organizações: a padronização no acesso aos dados. Como cada unidade tinha seu próprio sistema de gestão, o compartilhamento das informações para a criação de relatórios gerenciais unificados se dava de maneira praticamente manual. Muito tempo era gasto e a produtividade acabava sendo baixa. Além disso, a exposição a erros era considerável. Tudo isso sem considerar a atual obrigação de adequação à nova Lei de Segurança de Dados (LGPD).

Surge então a solução de um sistema que é capaz de integrar todas as filiais de um empreendimento de forma que os dados possam ser unificados. Trata-se do sistema multiempresa, que permite diversas funcionalidades voltadas a essa configuração empresarial.

A partir de um único sistema, pode-se fazer o gerenciamento de todo o grupo, permitindo que sejam feitas avaliações individuais e em comparação ao desempenho total da organização. Isso resulta no ganho de agilidade e melhor embasamento para o processo decisório.

Como um software de gestão multiempresa pode ajudar na integração de provedores?

Acompanhe as principais funcionalidades de um sistema multiempresa.

Gestão de vários CNPJ’s

A partir de um sistema de gerenciamento multiempresas, é possível ter acesso aos dados de forma completa. Ou seja, é possível fazer uma visualização de modo rápido tanto das informações consolidadas como também das unidades em separado.

Esse tipo de procedimento facilita enormemente a visão da estratégia do grupo em questão. Com isso, ganha-se agilidade, uniformidade e eficácia no processo de gerenciamento. Por mais que se tratem de vários negócios, eles podem ser tratados em conjunto, facilitando a gestão.

Controle financeiro

Um bom sistema de gestão já deve oferecer módulos de controle financeiro para que se tenha a visão do todo em relação às finanças do provedor. Com um software multiempresas, é possível fazer uma análise mais completa de todo o grupo.

Assim, cada unidade pode ser avaliada individualmente e os dados obtidos podem ser comparados ao desempenho total do conglomerado ou mesmo em relação a outras unidades. Isso é especialmente útil quando se tem grandes fluxos financeiros.

Gestão de estoque

Essa característica é fundamental na gestão de uma multiempresa. Como se trata de um mesmo grupo econômico, é muito conveniente ter uma ferramenta que é capaz de indicar os níveis de estoques de todas as unidades. Assim, é possível planejar melhor a aquisição e distribuição de equipamentos, permitindo uma gestão orçamentária mais eficiente.

Além disso, um sistema de gestão multiempresas permite realizar uma previsão de gastos muito mais acertada. Também é possível chegar a um giro de estoque muito mais exato, além de fazer um acompanhamento em tempo real do ciclo de vida dos produtos em cada um dos negócios do grupo.

Gerenciamento de vendas

Não basta apenas que um conglomerado de empresas se forme para atender melhor os clientes existentes. Também é preciso que a base de clientes aumente com o passar do tempo, até mesmo para contrabalançar uma eventual rotatividade na carteira de consumidores. Nesse sentido, as vendas precisam de especial atenção e um sistema de gestão multiempresas pode ser um fator decisivo.

Por isso, cabe destacar a importância de um software desses. Com ele, pode-se ter uma visão completa sobre o tratamento que cada prospect tem no decorrer de um processo de venda. Isso é possível por meio do módulo de CRM. Assim, é possível direcionar melhor os esforços deste departamento, bem como avaliar o desempenho individual dos vendedores dentro de cada uma das unidades do grupo.

Relatórios

Aqui, cabe mencionar uma frase já bastante conhecida: o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Ainda que essa afirmação se refira a adoção de métricas em uma gestão, a análise de indicadores só pode ser possível com ferramentas que permitam sua visualização.

Nesse sentido, um software multiempresas é capaz de fornecer todo tipo de consolidação de dados que os gestores necessitam para tomar suas decisões. Novamente, pode-se emitir pareceres referentes a cada uma das unidades do negócio, bem como fazer um comparativo em relação ao desempenho do conglomerado.

Controle de acesso

Principalmente com a entrada em vigor da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o acesso à informação de clientes e usuários passou a ser uma questão muito sensível para um provedor. Assim, implantar um controle de acesso que permita definir as permissões de cada funcionário se tornou ponto fundamental da administração.

Quando se tem diferentes unidades de um mesmo grupo econômico, com vários colaboradores acessando a central de dados a partir de diferentes localidades do território nacional, isso é ainda mais importante. Um grande benefício de um sistema de gestão multiempresas é permitir tal ação, fazendo com que o acesso aos dados dos clientes se tornem restrito apenas a quem de direito for. Essa é uma grande ferramenta para evitar implicações judiciais.

Uma gestão multiempresa pode ser bem-feita usando as ferramentas adequadas. A mais indicada certamente é um software de gestão que permite a integração dos dados gerados pelas diferentes unidades do negócio. Isso acontece quando um provedor de internet se une a outro.

Nesses casos, a melhor indicação é usar o MK 3.0, o software multiempresa da MK Solutions. A empresa já atua há mais de 3 anos no mercado junto a provedores, oferecendo as melhores soluções para esse tipo de empreendimento.

Gostou do conteúdo? Então, solicite uma apresentação e conheça as funcionalidades do MK 3.0 voltadas para atender provedores que possuem várias unidades para atender seus clientes!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram