A importância da gestão de estoque para provedores

Se engana o provedor que vê apenas a manutenção e a ampliação da carteira de clientes como desafios importantes. Existem outras tarefas que demandam atenção constante, sob pena de tornar as operações pouco lucrativas. Uma dessas áreas sensíveis é a gestão de estoque para provedores de internet, tendo em vista que o acúmulo de materiais no ramo da tecnologia pode transformar-se em um depósito obsoleto e muito custoso.

E, como se sabe, a gestão de estoque ineficiente também pode causar a ausência de produtos e influenciar diretamente o andamento das atividades produtivas. Mas como fazer esse processo de forma correta e como isso impacta o seu provedor?

Preparamos este artigo para responder tais perguntas, com dicas interessantes e que podem auxiliar o seu negócio. Continue a leitura!

Por que a gestão de estoque para provedores de internet é importante?

Todo provedor de internet precisa manter um estoque que tenha a capacidade de atender a demanda de contratações de planos feitas por novos clientes. Essas novas ativações são feitas mediante o dispêndio de materiais novos, já que se trata de um cliente novo. Estão incluídos diversos tipos de equipamentos, como roteadores, ONUs e também materiais, como cabos de rede e de fibra óptica para confecção de cabo drop.

No entanto, a armazenagem desses materiais não pode se dar de forma indiscriminada, pois se isso acontecer o capital de giro da empresa pode ficar comprometido. Ao mesmo tempo, o nível de disponibilidade não deve ficar baixo demais, sob o risco de causar impossibilidade de novo atendimento. Para solucionar esse problema surge a gestão de estoque eficiente.

Seu objetivo principal é tornar a administração do provedor mais consciente sobre tudo que já tem “dentro de casa”. Os recursos automáticos desse modelo de gestão permitem que os materiais tenham sua entrada e saída de estoque de forma controlada. Assim, a empresa consegue reduzir seus custos e fornecer o melhor atendimento aos clientes e parceiros.

Em um conceito mais amplo, esse modelo de gerenciamento é capaz de fornecer informações úteis sobre a situação financeira da operação, identificar tendências e oportunidades futuras e ajudar os gestores a tomarem decisões estratégicas por meio da análise de grandes conjuntos de dados.

Quais são as vantagens de ter um setor de estoque organizado?

O estoque é um setor estratégico para qualquer tipo de negócio. Em se tratando de provedores de internet, a situação é ainda mais delicada, pois o valor dos equipamentos é alto, já que estamos falando de uma tecnologia avançada. Acompanhe, a seguir, as vantagens de cuidar bem do estoque do seu provedor.

Melhoria do atendimento ao cliente

Em verdade, pouco se vê a relação que o estoque pode ter com a satisfação da clientela em geral. A princípio, pode parecer que uma coisa não tem nenhuma relação com a outra. No entanto, nada poderia estar mais distante da realidade.

O gerenciamento de estoque é responsável por proporcionar disponibilidade ao cliente. Em outras palavras, é preciso ter o produto ou serviço disponível para o cliente sempre que ele tiver a intenção de adquiri-lo. Ora, não há como fazer uma instalação para um novo solicitante se os materiais forem inexistentes dentro do provedor. Percebe agora?

Assim, ter produtos que permitam que os clientes atuais e novos sejam sempre bem atendidos é fundamental na condução de um provedor de internet. Não podem faltar materiais no momento de fazer novas ativações. Se tudo ocorrer ao gosto do cliente, certamente sua satisfação será maior e uma relação duradoura tende a se estabelecer.

Aumento nas vendas

Toda empresa (seja provedor de internet ou não) que mantém um exímio controle de estoque dificilmente perde uma venda. Esta é uma das razões que faz com que o número de negócios fechados seja sempre maior: estar sempre à disposição de um interessado.

Outro fator que aumenta as vendas vem da satisfação dos atuais clientes. Isso pode gerar grande promoção de marca, pois todo bom atendimento gera satisfação e a probabilidade de uma indicação é muito grande.

Redução de custos

Materiais e equipamentos em excesso no estoque são um grande dreno de recursos para qualquer empresa. O nome disso é “gerenciamento de obsoleto”, e ele pode causar um grande estrago no fluxo de caixa do provedor se não for cuidadosamente equilibrado.

Pare e pense no preço de várias unidades de um roteador de borda: se eles forem comprados em excesso, significarão dinheiro acumulado no estoque. Daí vem o prejuízo, pois esse recurso poderia ser empregado em outra frente do negócio. Mesmo que não existisse essa possibilidade, ainda assim haveria perdas, pois equipamentos se depreciam e o dinheiro investido neles poderia ser rentabilizado em uma aplicação financeira.

Como fazer uma gestão de estoque para provedores de internet?

A fórmula para ter êxito em relação ao gerenciamento de estoque é em parte conhecida e em parte inovadora. Algumas atividades já são passíveis de execução desde que se começou a acumular matéria-prima para posterior beneficiamento. No entanto, a tecnologia trouxe novas possibilidades para a organização desse setor.

Acompanhe, a seguir, as principais dicas para que um provedor de acesso à internet possa gerenciar seu estoque imobilizado e o estoque rotativo da melhor forma possível.

Realize inventários periódicos

Fazer o levantamento dos itens em estoque e discriminar o passivo do provedor é algo extremamente necessário para avaliar o capital empregado na operação. O meio ideal para alcançar esse objetivo é fazendo o processo de inventário periodicamente. Ele atinge tanto os objetivos fiscais do negócio quanto os objetivos comerciais.

Realizar o inventário no início e no fim do ano fiscal é uma obrigação. No entanto, como forma de melhorar a gestão do estoque, esse processo pode ser repetido mais vezes ao longo do ano. Quando ele for feito, é importante que ocorra de forma criteriosa. Primeiro, faça o levantamento do quantitativo de materiais à disposição e, posteriormente, faça o cálculo de seu valor. Isso lhe dará pleno conhecimento do recurso financeiro mobilizado em um dado momento com mercadorias e passivos empresariais.

Monitore suas vendas

Atentar para o controle das vendas é muito útil na gestão eficiente de um estoque. Isso se dá pelo fato de que as vendas podem fornecer informações importantes a respeito do nível em que cada item encontra-se em um dado momento no estoque do provedor.

Assim, é possível ter uma programação de fornecimento de materiais de modo que não haja falta de insumos. Quando consideramos um provedor de internet local, que fica localizado em uma cidade do interior, por exemplo, é essencial ter essa ótica. Acompanhar o fluxo de vendas pode ser uma ótima medida para que não haja desabastecimento de nenhuma mercadoria, como roteadores ou até mesmo cabos de conexão.

Mantenha a organização

A principal prática para que se tenha um bom gerenciamento de estoque é a organização. Um ponto extremamente simples, mas que muitas vezes é negligenciado pelos provedores. Pense bem, do que adianta ter uma boa escrituração das mercadorias existentes se no momento de localizá-las a dificuldade é tamanha que consome grande parte do tempo de trabalho?

Para que isso não aconteça, deve-se ter um espaço físico de armazenagem bem definido, organizado e limpo. Uma boa orientação é reservar locais específicos para cada tipo de equipamento e catalogá-los, indicando seu local correto de armazenamento. Isso facilita o trabalho de localização e traz ganho em produtividade durante o dia a dia.

Faça o gerenciamento por meio de um sistema informatizado

Em tempos de inteligência artificial traduzida em análise de dados, não faz sentido manter registros manuais para gerenciar um estoque. Nesse ponto, não há meio-termo, você perderá muito se não informatizar esse setor.

Utilizar um software de gestão para controlar o estoque de um provedor proporciona ganhos fantásticos. Pode ser feita a integração entre setores, e isso torna possível a implementação de estratégias que melhoram o fluxo de produtos e sua aquisição dentro da empresa. Isso permite a escalabilidade do negócio com consequente ampliação da rede de cobertura.

Ademais, é possível ter tomadas de decisão baseada em dados que somente um sistema desse tipo é capaz de fornecer. Saber, por exemplo, quais são os equipamentos de maior demanda, quando eles são mais comprados, os serviços mais contratados pelas pessoas físicas e jurídicas, entre outros. E a melhor recomendação possível de um sistema de gestão certamente é o software MK 3.0. Conheça melhor suas funcionalidades a seguir.

Quais são as funcionalidades do módulo de estoque do software MK 3.0?

Quando o assunto é gestão de estoque para provedores de internet, é comum pensarmos que a função está relacionada apenas com a entrada e saída de produtos. A verdade é que esse raciocínio está incompleto. A variável que completa essa equação chama-se capital de giro.

Com a gestão de estoque proporcionada pelo software MK 3.0, é possível manter um controle de estoque capaz de considerar um processo de aquisição de materiais que tenha o foco no caixa disponível. É extremamente importante ter essa observação para garantir o fôlego financeiro que o provedor precisa para se manter no mercado de forma saudável.

Fluxo de compras

O módulo de fluxo de compras possui funcionalidades excepcionais para manter uma padronização das atividades de compras. Caso falte um produto no estoque, basta emitir uma solicitação ao responsável pela compra ou orçamento do item faltante. Assim, o fluxo é seguido e a compra ocorre de forma programada.

Além disso, o mandante final do provedor poderá visualizar todas as solicitações em aberto, caso seja de seu interesse. Isso é útil para conferir se os pedidos estão em conformidade com o estoque e realizar a comparação de condições de compra entre diferentes fornecedores. É possível ainda acompanhar as datas de entrega assim que os produtos forem comprados.

E no momento de receber a mercadoria, é possível dar entrada no estoque pelo módulo do fluxo de compras apenas informando a nota fiscal. O sistema é capaz de reconhecer os itens comprados e atualizar sua quantidade disponível.

Vendas

As vendas podem ser todas registradas por meio desse módulo. Isso é importante por dois aspectos: o primeiro deles diz respeito ao fluxo de caixa, pois o montante faturado ao final de cada dia ou semana já pode ser conhecido de maneira automática; o segundo ponto é em relação ao próprio controle de estoque.

A ferramenta permite escriturar todos os dados pertinentes a um processo de venda: data em que ocorreu, quem foi o comprador, qual foi o funcionário responsável pela venda e o valor total da transação.

Comodatos

É muito comum que provedores ofereçam equipamentos aos seus clientes em regime de comodato. No entanto, caso não haja um controle detalhado a respeito de todas as sessões, podem ocorrer perdas que impactarão o capital investido no negócio.

Para evitar que isso aconteça, o software MK 3.0 oferece um exímio controle desse tipo de ativo. Com ele, é possível registrar todas as operações feitas, aquelas que ainda serão efetuadas e também as que foram canceladas. Assim, nenhum equipamento ficará mais tempo do que deve ser cedido a algum cliente, o que melhora a gestão de capital do provedor.

Estoque por setor

Que o gerenciamento do estoque é importante, isso ninguém duvida. O destaque neste software vai para o módulo de controle dessa importante variável de modo a ser dividido por setor. Assim, tanto os ativos imobilizados (como mesa, torres e a sede do provedor) quanto os ativos circulantes podem ser controlados de maneira eficaz e com fácil visualização. Isso facilita o gerenciamento de passivos ao longo do tempo.

Nota fiscal de produto

Um software de excelência deve considerar tanto as notas fiscais de entrada como as notas de saída. E é exatamente isso que o MK 3.0 oferece aos seus usuários. Com esse módulo, é possível registrar a entrada de produtos de consumo da empresa e de saída para clientes. No primeiro caso, basta inserir o serial ou macs do produto; no procedimento relativo a clientes, pode-se acompanhar o status de cada uma das notas: se foi emitida, cancelada ou se aguarda validação.

Rastreabilidade

No dia a dia de um provedor, são comuns os casos em que determinado equipamento está “perdido”. O que de fato acontece é que o dinamismo do trabalho por vezes faz com que algum material seja deslocado, mas esse deslocamento não seja devidamente informado. Com o módulo de rastreabilidade esse problema é eliminado, pois basta informar o número de identificação do equipamento em questão que sua localização é prontamente disponibilizada.

A gestão de estoque é crucial para o bom desempenho de um provedor de internet. Não basta apenas adquirir os equipamentos necessários, principalmente quando se fala dos materiais rotativos. É preciso gerenciar bem a quantidade disponível para que não haja falta nem sobra, pois isso aumentaria o obsoleto e geraria um mau emprego de capital. Um bom software como o MK 3.0 da MK Solutions proporciona o suporte informatizado que é necessário para uma gestão enxuta.

Conseguiu ter um panorama melhor a respeito da gestão de estoque para provedores? Então entre em contato e conheça melhor o MK 3.0, a melhor solução informatizada para gerenciar seu armazenamento!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram