Como já falamos anteriormente, aqui no blog da MK, as operações de M&A — Mergers and Acquisitions — ou fusões e aquisições, na tradução para o português, tornaram-se uma ótima alternativa para os planos de expansão dos provedores de internet. 

Prova disso, é que essas operações tiveram o seu melhor desempenho em número de negócios concretizados ao longo da última década, segundo dados do portal Ponto ISP, e já configuram um dos maiores índices de expectativas (aquecimento) para o mercado de telecomunicações em 2022. 

Mas será que todos os provedores estão preparados para as negociações de fusão e aquisição? Na prática, o que os empreendedores e empresários de ISPs precisam saber antes da realização de uma negociação? As respostas você encontra no nosso artigo de hoje. Confira.

O mercado de ISPs

Os movimentos de concentração no segmento ISP e no mercado de telecomunicações em geral, estão cada vez mais crescentes. Seja com a aquisição de provedores regionais por outros provedores ou empresas de maior porte; seja com aquisições parciais ou totais realizadas pelos fundos de investimento, seja com os movimentos de fusão e incorporação já realizados entre os próprios provedores regionais.

Com base na trajetória da MK Solutions, que atua há mais de 13 anos no segmento de provedores de internet, podemos dizer que esse movimento de concentração no mercado de telecomunicações já foi visto em outros países, há anos ou décadas atrás. E na maioria dos países desenvolvidos, o mercado de telecomunicações caminhou no sentido de um processo de consolidação, com a concentração do mercado em poucas operações.

Portanto, ao que tudo indica, esta é a atual tendência do mercado de internet e telecomunicações brasileiro. Mas não se sabe, ou se pode prever, em quanto tempo ou por quanto tempo essas operações estarão em alta no segmento.

O que é certo, e não se pode ignorar, é que as empresas que almejam este tipo de expansão, devem se preparar e se organizar o mais rápido possível. Pensando nisso, a MK Solutions e a IPv7 Soluções Inteligentes farão um webinar exclusivo sobre o assunto, nesta quarta-feira, dia 09 de fevereiro, às 18 horas, via canal da MK no YouTube.

Receberemos Droander Martins, CEO da IPv7 Soluções Inteligentes e da Vispe Capital Consultoria Empresarial, com mais de 17 anos de experiência em negociações no segmento de telecom, para explicar tudo sobre o “pré e o pós” das fusões e aquisições de ISPs.

Mas, para que você não fique de fora deste tema tão relevante, vamos falar um pouco mais sobre as tão faladas operações de M&N. 

O que os provedores precisam saber antes de uma fusão ou aquisição?

1) Antes de pensar em qualquer tipo de fusão, compra ou venda é fundamental analisar, além da rede, todos os pontos legais, contábeis e fiscais que impactam na negociação. 

2) É preciso ter claro o motivo da negociação: por que vender? Por que fundir? Por que comprar? É para minimizar uma possível concorrência? Existe dificuldade de sucessão familiar? 

É preciso ter lógica, estratégia e contar com especialistas no assunto para tomar uma decisão assertiva para todos os envolvidos.

3) Outra questão importante a ser observada, é a legalidade do uso dos postes. De que adianta uma grande carteira de clientes se a infraestrutura estiver sucateada ou impossível de legalizar? 

4) Como saber o valor da empresa no mercado? Este dado é baseado na organização financeira, organização técnica, respeito às regras de mercado, detalhamento contábil e fiscal, etc.

Faça um um levantamento das informações contábeis que refletem a realidade da sua possível operação. Receitas, custos, fluxo de caixa, custo para ampliar a estrutura, projeções e perspectivas futuras de investimento e crescimento, etc. 

Depois desta análise, é possível chegar ao valor da empresa, sabendo, é claro, que este processo é bem complexo e detalhado.

Resolvidas essas questões, é hora de dar mais atenção à gestão do provedor de internet, principalmente no caso de uma fusão. Nesses casos, podem haver divergências técnicas, financeiras e de gestão entre as empresas que foram fundidas. Por isso, nossa sugestão é que se crie uma governança corporativa e que se administre os provedores com a maior organização possível, para que se evitem transtornos ou prejuízos financeiros. 

O MK ERP é o software de gestão para provedores de internet mais utilizado no Brasil e pode auxiliar a sua empresa no sucesso de uma fusão ou aquisição. Com essa solução, é possível organizar e controlar todos os fluxos, setores e processos das suas empresas, especialmente se o empreendedor ou empresário do ISP adquirir o MK Multi e o MK BI. Saiba mais em: https://www.mksolutions.com.br/solucoes e aproveite o melhor dos nossos produtos. 

Nós aguardamos você, amanhã, às 18 horas, no canal da MK Solutions no YouTube. Até lá! 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *